Informar

Projeto leva às ruas relatos de mulheres da região do rio Tapajós

Por: Redação | Comunicar erro

O coletivo Clímax Brasil lançou um projeto em outubro com o objetivo de disseminar as vozes das mulheres da bacia do rio Tapajós para um público mais amplo, principalmente no sudeste do país. A série, intitulada Mulheres Tapajônicas, consiste em ilustrações e lambes com relatos das moradoras da região.

Os depoimentos abordam temas como os impactos socioambientais das hidrelétricas, modelo energético brasileiro, mudanças climáticas, segurança alimentar, desmatamento, acesso à água, mineração e protagonismo feminino. As entrevistas foram feitas durante o mês de agoto, quando integrantes do coletivo participaram da II Caravana em Defesa dos Povos do Rio Tapajós, em Itaituba, no Pará.

O projeto dá voz às mulheres tapajônicas
O projeto dá voz às mulheres tapajônicas

“Queríamos ouvir das mulheres, que geralmente são ignoradas em processos de tomada de decisão, sobre como os megaprojetos em andamento e em planejamento na bacia do Tapajós já estão afetando suas vidas, de suas famílias, de suas comunidades e costumes”, conta Juliana Russar, integrante do Clímax e responsável pelo projeto.

As ilustrações e pôsteres, além de estarem disponíveis neste link, podem ser baixadas e espalhadas pelas cidades por qualquer pessoa interessada.

Os povos do rio Tapajós, no norte do Brasil, estão sendo profundamente afetados por grandes projetos de infraestrutura (hidrelétricas, portos, hidrovias) e pelo extrativismo em larga escala, como se não bastassem as mudanças climáticas que já afetam esses povos e seus meios de vida.

Como participar da ação

  • Clique aqui, faça o download do arquivo e o imprima;
  • Você não sabe como fazer para espalhar os pôsteres lambe-lambe? Saiba como aqui;
  • Saia pela cidade, de preferência com outras pessoas, e espalhe a intervenção por onde quiser;
  • Registre esse momento (pode ser em vídeo ou em fotos, como preferir);
  • Marque nas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, etc.) com a hashtag #TapajósVivo e marque e compartilhe sua foto no mural do Clímax Brasil no Facebook.

O coletivo

O Clímax Brasil é um coletivo criado com o objetivo de “tirar as mudanças climáticas do armário”, isto é, trazer o tema para a realidade do jovem brasileiro, estimulando o seu engajamento.

O coletivo atua desde 2013 realizando intervenções nas ruas, promovendo oficinas, produzindo conteúdo web, participando de eventos e mobilizações, todos relacionados ao tema das mudanças climáticas. Até o momento foram mais de 70 ações, atingindo cerca de 3 milhões de pessoas.

Veja mais fotos:

Compartilhe: