Pública checa os erros e acertos dos candidatos em 5 frases

Projeto de fact-checking da Agência Pública é dedicado a verificar falas, correntes e informações em circulação na internet.

O Truco Eleições, projeto de fact-checking da Agência Pública, verificou declarações de Lula, Marina Silva, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin  .

Durante a semana, foram analisadas declarações dos presidenciáveis sobre temas como meio ambiente economia, saúde, educação e segurança pública.

Projeto de fact-checking da Agência Pública é dedicado a verificar falas, correntes e informações em circulação na internet.
Meio ambiente:sob pressão constante do agronegócio e de megaprojetos de infraestrutura, a Amazônia teve 6.947 quilômetros quadrados desmatados em 2017. Outros biomas, como o cerrado, também estão ameaçados. O dilema entre desenvolvimento e preservação do meio ambiente colocam essa área como uma das peças-chave da eleição
Os altos índices de criminalidade levaram a segurança pública a se tornar um dos principais temas da campanha presidencial de 2018. Com um recorde de 63.880 homicídios registrados em 2017, o Brasil atingiu o patamar de 30,8 mortes por 100 mil habitantes, segundo o Anuário da Segurança Pública de 2018. Confira erros e acertos sobre meio ambiente.  
Segurança pública: os altos índices de criminalidade levaram a segurança pública a se tornar um dos principais temas da campanha presidencial de 2018. Com um recorde de 63.880 homicídios registrados em 2017, o Brasil atingiu o patamar de 30,8 mortes por 100 mil habitantes, segundo o Anuário da Segurança Pública de 2018. Confira erros e acertos sobre segurança pública. 
Saúde: embora a Constituição garanta o acesso universal à saúde, o atendimento público ainda é marcado por filas, falta de profissionais e carência de equipamentos. Já quem tem acesso a convênios médicos particulares precisa muitas vezes recorrer à Justiça para ser atendido. Ao lado de segurança pública e economia, a saúde está entre os assuntos que devem pautar a campanha de 2018 dos candidatos a presidente. Confira erros e acertos sobre saúde. 
Economia:

o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a alta taxa de desemprego no país indicam que a crise econômica persiste. Por esse motivo, o tema tem sido recorrente entre os candidatos à Presidência. Em discursos, textos ou entrevistas, eles tentam fazer uma análise da situação atual, mostram o que já fizeram nessa área e propõem soluções caso sejam eleitos.

Para identificar se o que está sendo dito está correto, o projeto de fact-checking da Agência Pública – analisou frases sobre economia ditas pelos cinco políticos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto. No dia 13 de agosto, foi publicada também uma checagem de falas sobre segurança pública. Confira erros e acertos sobre economia.