Queen Latifah, Jessica Chastain e Juliette Binoche criam produtora de cinema feminista

A poucos dias da cerimônia de entrega do Oscar, um grupo de atrizes consagradas anunciou a criação de uma organização sem fins lucrativos de empoderamento feminino na indústria cinematográfica.

Entre as protagonistas da iniciativa estão Queen Latifah, Juliette Binoche, Jessica Chastain, e Catherine Hardwicke. A brasileira Katia Lund, co-diretora de Cidade de Deus, também está na lista.

 

A We Do It Together (Nós fazemos juntas, na tradução literal) irá produzir filmes que tenham como objetivo a promoção das mulheres no cinema. O primeiro longa-metragem será anunciado em maio, no Festival de Cannes.

Oscar não tem atores negros entre os concorrentes pelo 2º ano seguido

Segundo a revista Variety, a ONG também irá cobrar mais igualdade de gênero na indústria. A organização é uma das convidadas do Encontro Global das Nações Unidas para a Colaboração Global, que será realizado em 29 de fevereiro.

“O cinema sempre teve o poder de desafiar convenções e mudar corações e mentes e este poder e potencial precisa ser usado para desafiar as normas arcaicas atualmente em vigor relacionadas às mulheres dentro dessa indústria”, disse Chiara Tilesi, membro do conselho diretor da ONG, em entrevista à Variety.

Também fazem parte do conselho são Freida Pinto, Catherine Hardwicke, Amma Asante, Małgorzata Szumowska, Marielle Heller, Ziyi Zhang e Haifaa Al Mansour.