Racista é detido após xingar família de jogador negro em estádio

A família do atacante Vinícius Jr., do Flamengo, foi alvo de xingamentos racistas por parte de um torcedor do Botafogo

Por: Jonas Carvalho
O torcedor racista e o jogador Vinicius Jr.

Um homem foi detido no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, após externar o seu racismo através de xingamentos na última quarta-feira, 16.

Ele era um dos torcedores que acompanhava o jogo Flamengo X Botafogo, pela Copa do Brasil. O torcedor alvinegro estava próximo ao camarote no qual a família de Vinícius Jr., atacante do Flamengo, assistia à partida.

Vídeos que circularam nas redes sociais mostram o torcedor, identificado pelo Globoesporte como André Luiz Moreira Santos, fazendo gestos racistas e proferindo xingamentos em direção ao local onde a família estava. “Tudo macaco”, gritava, apontando para o braço e para os familiares do jogador flamenguista.

O mesmo site afirma que, após ser reconhecido pelas vítimas, foi encaminhado por policiais para um juizado especial do estádio. Lá, se lamentou: “vocês vão f*der minha vida”.

Ele foi detido em flagrante e ouvido por um juiz, que decidirá pela prisão ou não, diz a reportagem.

A família de Vinícius Jr. enviou um comunicado ao site:

“A família do atacante Vinicius Jr, do Flamengo, que foi vítima de racismo por parte de um torcedor do Botafogo no jogo desta quarta-feira (16/08), pela semifinal da Copa do Brasil, lamenta profundamente o episódio e repudia qualquer ato neste sentido contra qualquer cidadão. E espera que medidas sérias e cabíveis sejam tomadas pelos órgãos responsáveis para que cenas lamentáveis como esta não voltem a se repetir”.

Nas redes sociais, a hashtag #RacismoNão foi um dos destaques durante o dia, com diversas reações condenando a atitude do torcedor botafoguense.

Veja algumas reações:

Casos emblemáticos como o do goleiro Aranha e outros no exterior e também no futebol feminino demonstram que o problema ainda está longe de acabar.

  • Leia mais: