Rede Nossas lança ação que quer descriminalizar aborto no Brasil

Betânia, conhecida como Beta, é uma chatbot feminista que mobiliza mulheres para ação através do Inbox do Facebook

Por: Redação | Comunicar erro

Começou nesta sexta-feira, 14, a série de audiências públicas que discutirá a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O tema está em discussão desde março de 2017, quando o Instituto de Bioética (ANIS) e o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) pediram apreciação sobre o aborto no Supremo com base na Constituição. Afinal, a proibição do aborto não estaria contrariando os princípios fundamentais de liberdade e igualdade ?

Em meio ao debate, uma mobilização política pelos direitos das mulheres foi criada pela ADFP – ferramenta jurídica feita para questionar alguma lei que fere direitos garantidos na Constituição. A fim de levar a voz de mulheres e homens a favor do aborto legal, a Beta – um chatbot feminista que mobiliza mulheres para ação através do Inbox do Facebook – lançou em seu chat do Messenger uma petição, que já conta com mais de 10.000 assinaturas. Para participar é simples: basta conhecer a ação e assinar a petição na própria conversa.

Além de conhecer a ADPF 442 e assinar a petição, os participantes podem saber mais sobre o contexto do aborto no Brasil, conhecer a legislação, dados recentes e argumentos a favor do direito ao aborto.

Questão do aborto no Brasil: uma morte a cada dois dias 

A ação diz que o código fere uma série de direitos das mulheres já garantidos na nossa Constituição de 1988, como o direito à não discriminação (afinal, só mulheres abortam), à saúde (já que muitas mal conseguem atendimento médico com medo da discriminação e possibilidade de irem presas) e até direito à vida, já que a criminalização do aborto mata uma mulher a cada dois dias – sobretudo as negras e pobres.

O Supremo Tribunal Federal convidou 50 especialistas das áreas de saúde, do direito e de ciências sociais; e de movimentos feministas, organizações – Foto: Jose Cruz/Agencia Brasil

Depois de vários setores do governo darem suas posições, a ministra Rosa Weber, relatora da ação, chamou a Audiência Pública pra ouvir especialistas sobre o tema. O movimento de mulheres do Brasil vem se mobilizando há semanas pela ação, através do Festival Pela Vida Das Mulheres, da página Nem Presa Nem Morta, do mapeamento de ações pelo Brasil e outros.

Quem é a Beta ? 

Betânia, conhecida como Beta, é uma chatbot feminista que mobiliza mulheres para ação através do Inbox do Facebook. Na prática, é uma tecnologia capaz de interagir automaticamente com usuários e usuárias através do chat do Messenger, usando inteligência artificial.

Ela é um projeto do Nossas, um laboratório de ativismo dedicado a criar novas formas de participação política através da tecnologia cívica.

Compartilhe:

1 / 8
1
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
2
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
3
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
4
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
5
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …
6
01:42
A nova decisão do STF e o futuro da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a partir de então os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção quando …
7
02:31
Atentado na Nova Zelândia: crimes transmitidos nas redes sociais
Mais um atentado terrorista chocou o mundo nesta sexta-feira, dia 15. Um atirador realizou ataques simuntâneos em duas mesquitas, deixando …
8
01:45
O lugar em que os atiradores de Suzano foram considerados heróis
Uma reportagem publicada nesta terça-feira, 14, pelo portal da Vice indica que os atiradores que invadiram a Escola Estadual Raul …