Reforma da Previdência é aprovada em 1º turno na Câmara

Projeto segue em tramitação na Câmara para votação em 2º turno e se aprovado vai para apreciação do Senado

Por: Redação

A Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno, com 379 votos favoráveis e 131 contrários, o texto-base da Reforma da Previdência, nesta quarta-feira, 10.

Parlamentares a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 discursaram com bandeiras do Brasil em mãos, enquanto oposicionistas criticavam o projeto do governo que altera as regras de aposentadoria no país.

Crédito: Câmara dos Deputados/Michel JesusReforma da Previdência é aprovada em 1º turno na Câmara

Por se tratar de uma PEC, o texto precisava do apoio de 308 deputados para continuar em tramitação. Agora ele segue na Câmara até que seja aprovado em segundo turno e depois vai ao Senado. Se aprovado nas duas Casas Legislativas em dois turnos, vai para sanção presidencial.

Com a nova Previdência, o governo estima economizar 1 trilhão de reais em 10 anos.

Nesta quarta, os debates duraram cerca de nove horas até o momento da aprovação. O resultado foi anunciado pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não conteve as lágrimas.

O texto aprovado é o mesmo que passou pela comissão especial na semana passada, de autoria do relator Samuel Moreria (PSDB-SP). Para saber as novas regras aprovadas pelos deputados, clique aqui.