Região de Paris usa transporte público gratuito para driblar poluição

Ideia em liberar ônibus, trens e metrô é evitar que as pessoas fiquem expostas a poluentes andando pela rua

Por: Redação | Comunicar erro

Enquanto não encontramos formas de diminuir a poluição nas grandes cidades, seus moradores procuram meios de lidar com ela. Na região metropolitana de Paris, as autoridades tentaram pensar em uma iniciativa para evitar que as pessoas andassem na rua. A solução adotada: metrôs, ônibus e trens serão gratuitos até domingo.

ekonomski
Segundo agências climáticas locais, o ar da região apresenta 80 microgramas de um poluente chamado MP10 por metro cúbico de ar. Essa quantidade, segundo a Organização Mundial de Saúde, pode causar uma série de doenças respiratórias.

A medida vale para a capital e também para as vizinhas Caen e Rouen. Além do transporte público, os sistemas de aluguel de bicicletas, chamado Velib’, e o de carros elétricos, o Autolib’, podem ser usados por uma hora sem cobrança de tarifa.

As medidas foram tomadas em decorrência da situação crítica em que a região se encontra. Segundo o jornal francês “Le Figaro”, o alerta foi causado por um aumento de partículas poluentes na atmosfera. Geradas pela combustão, elas podem causar, em excesso, sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, além de tosse seca e demais doenças respiratórias.

Os meteorologistas locais justificaram o aumento da poluição como consequência dos dias excepcionalmente quentes para a época (fim de inverno no hemisfério norte) e das noites frias. Ambientalistas já apresentaram queixas contra o governo local, acusando-o de colocar em risco a vida dos próprios cidadãos pro não regular a qualidade do ar.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …