Região de Paris usa transporte público gratuito para driblar poluição

Ideia em liberar ônibus, trens e metrô é evitar que as pessoas fiquem expostas a poluentes andando pela rua

Por: Redação | Comunicar erro

Enquanto não encontramos formas de diminuir a poluição nas grandes cidades, seus moradores procuram meios de lidar com ela. Na região metropolitana de Paris, as autoridades tentaram pensar em uma iniciativa para evitar que as pessoas andassem na rua. A solução adotada: metrôs, ônibus e trens serão gratuitos até domingo.

ekonomski
Segundo agências climáticas locais, o ar da região apresenta 80 microgramas de um poluente chamado MP10 por metro cúbico de ar. Essa quantidade, segundo a Organização Mundial de Saúde, pode causar uma série de doenças respiratórias.

A medida vale para a capital e também para as vizinhas Caen e Rouen. Além do transporte público, os sistemas de aluguel de bicicletas, chamado Velib’, e o de carros elétricos, o Autolib’, podem ser usados por uma hora sem cobrança de tarifa.

As medidas foram tomadas em decorrência da situação crítica em que a região se encontra. Segundo o jornal francês “Le Figaro”, o alerta foi causado por um aumento de partículas poluentes na atmosfera. Geradas pela combustão, elas podem causar, em excesso, sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, além de tosse seca e demais doenças respiratórias.

Os meteorologistas locais justificaram o aumento da poluição como consequência dos dias excepcionalmente quentes para a época (fim de inverno no hemisfério norte) e das noites frias. Ambientalistas já apresentaram queixas contra o governo local, acusando-o de colocar em risco a vida dos próprios cidadãos pro não regular a qualidade do ar.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …