Rodrigo Maia aparece em vídeo criticando Moro e agentes públicos

“Os dois são criminosos, mas o jornalista que os divulga tem o direito de fazê-lo, está protegido pela Constituição”, disse Maia

Por: Redação Comunicar erro

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) gravou um vídeo criticando Moro e agentes públicos, nesta terça-feira, 30. Para ele, hackers são tão criminosos quanto os de agentes públicos.

Crédito: Agência CâmaraRodrigo Maia divulga vídeo criticando Moro e agentes públicos

“Os dois são criminosos, mas o jornalista que os divulga tem o direito de fazê-lo, está protegido pela Constituição”, disse Maia. A filmagem foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Maia também defendeu Glenn Greenwald qundo legitimou a liberdade de imprensa e o sigilo da fonte jornalística. “Passamos a viver uma grande polêmica depois da prisão do tal hacker, sobre a questão de dados, de quem é a responsabilidade. Tem uma questão que é a base desse debate, que é o sigilo da fonte”.  “No Brasil democrático, no nosso Estado democrático de direito, o sigilo da fonte é um direito constitucional”, disse o presidente da Câmara dos Deputados.

Os quatro hackers suspeitos foram presos na última terça-feira, 23, em Araraquara (SP), e seguem na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, após ação da Polícia Federal chamada de Operação Spoofing.

O deputado ainda diz que,“temos que discutir, de fato, um hacker que pegou de forma ilegal, ilícita, criminosa, dados de terceiros. [Ele] Precisa ser punido. Investigado, descoberto, e aí sim, punido”, completou.

“Um hacker, um criminoso, extraiu informações de um cidadão. Passou para a sua fonte [veículo de mídia]. Ela pegou essas informações e jogou na sociedade”, disse o deputado. Veja o vídeo aqui.

A gravação foi feita para divulgação em um ato realizado pela Associação Brasileira de Imprensa nesta terça-feira, em apoio ao site The Intercept Brasil e ao jornalista Glenn Greenwald.

O veículo de comunicação tem sido o responsável pela divulgação de conversas entre o então juiz Sergio Moro e o procurador da Operação Lava Jato em Curitiba Deltan Dallagnol.

Segundo Mônica Bérgamo, além de Maia, outras personalidades gravaram imagens para divulgação no evento, entre elas o jornalista Tucker Carlson, do canal norte-americano Fox News.

1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …