CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Rodrigo Maia aparece em vídeo criticando Moro e agentes públicos

“Os dois são criminosos, mas o jornalista que os divulga tem o direito de fazê-lo, está protegido pela Constituição”, disse Maia

Por: Redação

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) gravou um vídeo criticando Moro e agentes públicos, nesta terça-feira, 30. Para ele, hackers são tão criminosos quanto os de agentes públicos.

Crédito: Agência CâmaraRodrigo Maia divulga vídeo criticando Moro e agentes públicos

“Os dois são criminosos, mas o jornalista que os divulga tem o direito de fazê-lo, está protegido pela Constituição”, disse Maia. A filmagem foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Maia também defendeu Glenn Greenwald qundo legitimou a liberdade de imprensa e o sigilo da fonte jornalística. “Passamos a viver uma grande polêmica depois da prisão do tal hacker, sobre a questão de dados, de quem é a responsabilidade. Tem uma questão que é a base desse debate, que é o sigilo da fonte”.  “No Brasil democrático, no nosso Estado democrático de direito, o sigilo da fonte é um direito constitucional”, disse o presidente da Câmara dos Deputados.

Os quatro hackers suspeitos foram presos na última terça-feira, 23, em Araraquara (SP), e seguem na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, após ação da Polícia Federal chamada de Operação Spoofing.

O deputado ainda diz que,“temos que discutir, de fato, um hacker que pegou de forma ilegal, ilícita, criminosa, dados de terceiros. [Ele] Precisa ser punido. Investigado, descoberto, e aí sim, punido”, completou.

“Um hacker, um criminoso, extraiu informações de um cidadão. Passou para a sua fonte [veículo de mídia]. Ela pegou essas informações e jogou na sociedade”, disse o deputado. Veja o vídeo aqui.

A gravação foi feita para divulgação em um ato realizado pela Associação Brasileira de Imprensa nesta terça-feira, em apoio ao site The Intercept Brasil e ao jornalista Glenn Greenwald.

O veículo de comunicação tem sido o responsável pela divulgação de conversas entre o então juiz Sergio Moro e o procurador da Operação Lava Jato em Curitiba Deltan Dallagnol.

Segundo Mônica Bérgamo, além de Maia, outras personalidades gravaram imagens para divulgação no evento, entre elas o jornalista Tucker Carlson, do canal norte-americano Fox News.

1
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
2
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
3
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
4
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
5
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
6
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
7
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
8
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …