Impeachment: saiba o que acontece agora com a saída de Dilma

Dilma Rousseff (PT) teve o mandato cassado, hoje, 31 de agosto, durante processo de impeachment definido pelo plenário do Senado.  Agora, Michel Temer (PMDB) será empossado e segue cumprindo o mandato até o final de 2018. Já a ex-presidenta não precisará esperar oito anos para assumir um cargo público, pois o Plenário rejeitou a inabilitação de Dilma para funções públicas. Foram 42 a favor, 36 contra e 3 abstenções.

Temer fica mesmo até o fim de 2018?

A previsão é que Michel Temer (PMDB) será empossado até o fim do dia de hoje, seguindo no posto de presidente até 2018, porém se algo acontecer e ele for afastado durante a primeira metade do mandato (no caso até o fim de 2016), novas eleições diretas serão convocadas.

Caso o afastamento seja depois de 2017 eleições são convocadas, mas dessa vez , eleições indiretas. Ou seja, o novo presidente passa a ser escolhido pelos membros do Congresso Nacional.

Seja qual for o quadro de afastamento de Temer, quem o sucede até terem novas eleições é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).