Últimas notícias:
Loading...

Saiba qual o prazo para realizar o saque do PIS/Pasep pago em 2023

O saque do PIS/Pasep 2023 poderá ser efetuado até o dia 28 de dezembro nas agências responsáveis pelo pagamento ou por meio de plataformas digitais

Quem tem o direito de sacar o PIS/Pasep 2023, referente ao ano-base 2021, precisa estar ciente de que o prazo para retirar esse dinheiro, que pode chegar a um salário mínimo, termina no próximo mês de dezembro.

Saiba qual o prazo para realizar o saque do PIS/Pasep pago em 2023
Créditos: istock/FG Trade
Saiba qual o prazo para realizar o saque do PIS/Pasep pago em 2023

Neste ano, o abono salarial foi concedido a todos os trabalhadores que tiveram empregos formais em 2021. O pagamento começou em fevereiro e foi concluído em julho.

Para ser elegível ao PIS/Pasep 2023, também é necessário ter ganhado uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos e ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias durante o ano-base.

Além disso, é preciso estar registrado no Fundo de Participação PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por pelo menos cinco anos.

É importante destacar que o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e é administrado pela Caixa Econômica Federal.

Já o Pasep é voltado para servidores públicos e empregados de empresas públicas e de economia mista, sendo gerenciado pelo Banco do Brasil.

O abono do PIS/Pasep é um benefício pago anualmente, com um valor máximo equivalente ao salário mínimo vigente na data do pagamento.

Neste ano, aqueles que receberam até maio tiveram direito a, no máximo, R$ 1.302, enquanto os que receberam a partir de maio foram pagos com base no novo valor do salário mínimo (R$ 1.320).

O valor máximo é concedido aos trabalhadores que estiveram empregados durante os 12 meses de 2021; quem trabalhou menos tempo recebe uma quantia proporcional.

O saque do PIS/Pasep 2023 poderá ser efetuado até o dia 28 de dezembro nas agências responsáveis pelo pagamento ou por meio de plataformas digitais.

Após o término do prazo, será necessário solicitar o saque dos valores junto à entidade competente. Os valores do abono salarial permanecem disponíveis para resgate por até cinco anos.

Para verificar se você tem direito ao saque do PIS/Pasep, basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no portal gov.br ou ligar para o telefone 158.