Últimas notícias:

Loading...

Saiba quem é André Mendonça, novo ministro da Justiça

Substituto de Sergio Moro é pastor e tem interlocução com ministros do STF

Por: Redação

O advogado e pastor André Almeida Mendonça, 46 anos, foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como ministro da Justiça e Segurança Pública no lugar do ex-juiz Sergio Moro, que pediu demissão na sexta-feira.

Crédito: José Cruz/Agência BrasilAndré Mendonça ocupava o cargo de advogado-geral da União

De acordo com o G1, o nome de André Mendonça, que comandava a AGU (Advocacia Geral da União), não era o preferido de Bolsonaro para a pasta da Justiça. O presidente queria no comando do ministério Jorge Oliveira, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência e amigo íntimo da família Bolsonaro.

Nas redes sociais, o novo ministro da Justiça agradeceu a Bolsonaro. “Agradeço por confiar a ele “a missão de conduzir as políticas públicas de Justiça e Segurança do nosso país”.

Quem é André Mendonça?

Pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília, André Mendonça ganhou destaque no noticiário no ano passado, depois que o presidente cogitou a indicação de seu nome para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

Advogado formado pela faculdade de direito de Bauru (SP), André Mendonça é também doutor em estado de direito e governança global e mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade pela Universidade de Salamanca (Espanha) e pós-graduado em direito público pela UnB (Universidade de Brasília).

André Mendonça é advogado da União desde 2000, tendo exercido, na instituição, os cargos de corregedor-geral da AGU (Advocacia da União) e de diretor de Patrimônio e Probidade, dentre outros. Recentemente, na Controladoria-Geral da União (CGU), como assessor especial do ministro, coordenou equipes de negociação de acordos de leniência celebrados pela União e empresas privadas.

Compartilhe: