CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Samara Felippo: ‘Ensine desde cedo que o normal é a diversidade’

Por: Renata Penzani

“Dê aos seus filhos brancos e negros bonecxs pretas, amarelas, de cabelos crespos, lisos, ondulados, azuis, vermelhos”, escreveu Samara Felippo em seu Instagram, em um texto publicado ontem. Militante ativa do combate ao racismo e à intolerância na educação infantil, ela escreveu sobre a importância de oferecer aos meninos e meninas brinquedos que refletem a diversidade que existe no mundo.

No post, ela chama a atenção para o fato de que nem só crianças negras podem ganhar bonecas e bonecos negros, que a representatividade vai muito além de se sentir representado, mas também tem a ver com enxergar o outro.

“Dê aos seus filhos brancos e negros bonecxs pretas, amarelas, de cabelos crespos, lisos, ondulados, azuis, vermelhos”, defende a atriz, em um texto que resume o impacto da representatividade nos primeiros anos de vida, quando a criança desenvolve seus primeiros referenciais de identidade, de beleza e de autoconfiança.

“Dê brinquedos que contem histórias diversas”, diz ela no post, que foi ilustrado pelas bonecas das filhas. “Crias na escola… to aqui cas neta tudo”, brincou.

View this post on Instagram

Crias na escola… to aqui cas neta tudo!!! ? Dê aos seus filhos brancos e negros bonecxs pretas, amarelas, de cabelos crespos, lisos, ondulados, azuis, vermelhos… dê de presente aos filhos dos amigos!!! Dê brinquedos que já mostrem as diferenças, contem histórias diversas, ensine desde cedo que o normal é a diversidade, que o normal são os diferentes tons de pele, que o normal são os diferentes tipos de cabelo e etnias. Desde cedo. Desde agora, bebês, aos 3 anos, aos 5 ou aos 10. É agora. Já. Comece a ensinar que não existe padrão!! #muitoalemdecachos #maededuascacheadas #representatividade #empoderamentoinfantil #cachos #cacheadas #crespas #brinquedosrepresentativos #amor #maternidade Bonecas: @aretamenina @lovemedolls

A post shared by Samara Felippo (@sfelippo) on

A atriz é mãe de duas meninas cacheadas, e redescobriu na maternidade a urgência de falar sobre a empatia em um mundo tão marcado por preconceito racial. No mês passado, ela lançou um canal no YouTube – o “Muito Além de Cachos”, clique aqui para conhecer – para abrir diálogo sobre empoderamento infantil.

Além do empoderamento infantil, a ideia da atriz é abrir espaço para conversar sobre questões que inevitavelmente rondam as famílias e pautam a relação com os filhos. Por isso, vai falar também sobre maternidade. O público-alvo são os pais e cuidadores, com o intuito principalmente de quebrar o estigma de que cuidar dos cachos dá trabalho.

“Estamos só começando nosso processo de empoderamento e valorização da auto estima, não só das nossas crespas, negras, cacheadas, mas de todas as meninas e meninos”, defende.

Leia mais:

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.