Secretário de Direitos Humanos do RJ afirma acreditar na ‘cura gay’

Com informações do jornal O Globo

Por: Redação | Comunicar erro

Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, pastor Ezequiel Teixeira, desmentiu acusações e reforçou algumas convicções pessoais. Ao explicar as razões do fechamento de quatro centros de assistência à população LGBT e da suspensão do serviço de teleatendimento, ele afirmou acreditar na “cura gay”.

O pastor disse ser contra o casamento homoafetivo e comparou a homossexualidade a doenças como Aids e câncer. “Eu não creio só na cura gay, não. Creio na cura do câncer, na cura da Aids… Sabe por quê? Porque eu sou fruto de um milagre de Deus também”, declarou Teixeira, que assumiu a secretaria no fim do ano passado e é filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Considerado um sucesso desde que foi desenvolvido em 2007, o projeto Rio Sem Homofobia, que está praticamente sem funcionar e já demitiu quase 80 funcionários, é subordinado à sua pasta.

O pastor causou polêmica por suas declarações

Na entrevista, o secretário negou que seus valores religiosos influenciem nas ações políticas e atribuiu os problemas enfrentados à crise financeira do Estado do Rio de Janeiro. Ao jornal, ele também destacou “os incomodados que se mudem” e que as suas “posições pessoais já eram conhecidas antes de assumir a secretaria”.

Teixeira afirmou ainda se sentir vítima de intolerância por ser identificado apenas por sua trajetória como pastor e garantiu respeitar todas as opiniões e posições, inclusive contrárias às dele.

De acordo com o coordenador do Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, é “incompatível” o secretário ocupar uma pasta de direitos humanos. A antecessora no cargo, Teresa Cristina Cosentino, tinha como uma de suas bandeiras centrais a questão LGBT.

Leia a entrevista na íntegra.

 

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …