Seis meses depois, balanço mostra que Cidade Linda tem falhas

Para urbanistas, ação não é contínua e deixa de envolver a comunidade local

O prefeito João Doria (PSDB), que foi visto no começo de sua gestão vestido de gari para o anúncio do programa Cidade Linda, não tem cumprido a proposta de fazer uma revolução na zeladoria da cidade, como havia dito.

Após seis meses, a reportagem da “Folha de S. Paulo” visitou lugares que já foram contemplados pelo programa do tucano e o cenário visto foi de entulho, buracos na via, mato, pontos de ônibus sujos e sinalização apagada.

Em sei primeiro dia útil da gestão, João Doria lançou o programa Cidade Linda uniformizado de gari
Créditos: ARANTES_FABIO
Em sei primeiro dia útil da gestão, João Doria lançou o programa Cidade Linda uniformizado de gari

Na praça 14 Bis, que fica na região central, por exemplo, há mais de 50 pessoas sob o viaduto que reclamaram da falta de auxílio do governo municipal para a oferta de emprego feita pelo prefeito. Já o chafariz da Nove de Julho voltou a funcionar e ganhou vigilância 24h, mas depois disso cartazes e faixas foram pregados nos postes da avenida.

Ainda pior é a situação na periferia que recebeu apenas cinco das 27 operações programadas. Na Avenida Inajar de Souza, na Freguesia do Ó, zona norte, o canteiro central e as praças estão cobertas por mato alto e entulho, além de haver buracos no asfalto.

No Itaim Paulista, zona leste, a Avenida Marechal Tito também possui entulho, faixas de pedestres apagadas e as placas estão velhas e sujas. Em Parelheiros, zona sul, a Avenida Sadamu Inoue teve bocas de lobo e postes pintados, assim como a sinalização horizontal foi refeita, mas há mato nas calçadas e placas velhas e sujas.

Para os urbanistas entrevistados pela reportagem, o programa Cidade Linda falha porque não tem uma ação contínua e que envolva a comunidade local, por isso corre o risco de não avançar para além de uma ação de mídia.

O governo municipal rebateu e disse que o programa tem uma operação contínua que vai se estender pelos quatros anos de gestão. Também acrescentou que é desconhecer a ação tratá-la como midiática e pontual sem levar em conta a interação do Cidade Linda com outros programas.

Assim como essa ação, o Mutirão Calçada Nova tem como objetivo o engajamento comunitário que, segundo a pasta, pode ser observado pela adesão de voluntários.

Leia a reportagem na íntegra.

  • Leia também: