Senado vota nesta terça intervenção federal na segurança do Rio

Com informações do "G1"

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão para votação da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro
Créditos: Wilson Dias/Agência Brasil
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão para votação da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro

Nesta madrugada, a Câmara aprovou a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro por 340 votos a 72 (houve uma abstenção). Agora, o decreto será votado no Senado a partir das 16h desta terça-feira, dia 20, de acordo com a agenda do presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

A intervenção está em vigor desde a última sexta-feira, dia 16, quando a decisão foi assinada pelo presidente Michel Temer. Mas, para continuar, precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.

No caso do Senado, para ser aceito, o decreto tem que receber o voto favorável da maioria simples dos senadores (desde que estejam presentes na sessão ao menos 41 dos 81 parlamentares).

Na última sexta-feira, dia 16, Eunício disse em entrevista a jornalistas que o tema seria analisado com “urgência” pelo Senado, ou seja, será levado diretamente ao plenário da Casa. Antes da votação, o presidente deverá designar um relator para fazer um parecer oral sobre a intervenção.

Como Eunício já antecipou, ele escolherá um relator favorável à medida e que não precisará ser um senador do Rio de Janeiro. Na Câmara, a relatora foi uma deputada fluminense Laura Carneiro (PMDB-RJ).

  • Leia mais:

Entenda a intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro