Sescs têm programação intensa na Virada Sustentável

O Sesc também vai participar da segunda edição da Virada Sustentável, que acontece em São Paulo nos dias 2 e 3 de junho. Em 2011 foram 480 atividades culturais e educativas que visaram conscientizar a população de São Paulo em relação a questões ligadas ao meio ambiente. Confira a programação dos Sescs na íntegra.

Bom Retiro

A cidade que queremos

Baseado no projeto canadense Jane’s Walk, o projeto, incentiva passeios ao ar livre, que ajudam a colocar as pessoas em contato com seu ambiente urbano e com a comunidade do seu bairro com o objetivo de preencher as lacunas sociais e geográficas criando espaços para as pessoas descobrirem as.

Sábado, 02/06, das 11h às 14h

Pinheiros

A cidade que queremos

Baseado no projeto canadense Jane’s Walk, o projeto, incentiva passeios ao ar livre, que ajudam a colocar as pessoas em contato com seu ambiente urbano e com a comunidade do seu bairro com o objetivo de preencher as lacunas sociais e geográficas criando espaços para as pessoas descobrirem as.

Domingo, 03/06, das 10h30 às 13h30

Itaquera

Buzum – Filhotes do Brasil

BuZum é um pequeno teatro ambulante de bonecos, cuja a proposta é evidenciar a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Local: Praça de Eventos.

03/06. Domingo, às 13h.

MetaReciclagem – Ret@lhos Reconstruídos

MetaReciclagem é uma idéia sobre a reapropriação de tecnologia, de transformação social perante a tecnologia estacionada. Ret@lhos Reconstruídos propõe ao público, por meio da arte, trabalhar com dois conceitos da MetaReciclagem: a transformação e a criação. Os participantes construirão uma escultura coletiva, fazendo a releitura de uma obra de arte e tendo como matéria-prima o lixo tecnológico (teclado, mouse, disquetes, cabos, etc), além de leds e baterias. O objetivo é valorizar a criatividade, o aprendizado e encontrar caminhos alternativos para o desenvolvimento social e sustentável. Com Aieda Freitas.

Dias 03 e 10/06, 14h, Internet Livre.

Exposição Energia

Construída em um galpão de 1.400m², ao longo de seus 13 espaços expositivos, a exposição convida o público a refletir sobre o presente e o futuro energético da humanidade. Espaços cenográficos e elementos interativos facilitam o acesso ao tema e promovem a sensibilização do público sobre o tema energia.

De 01/06 a 01/07, quarta a domingo e feriados.

Consolação

Bicicloteca

Passeio a pé partindo do Sesc Consolação, em que os participantes, acompanhados por um híbrido de bicicleta e biblioteca, realizarão um circuito literário no centro de São Paulo, percorrendo ruas e praças da cidade. O objetivo é contar a história da metrópole paulistana por meio de autores consagrados. O roteiro abrange pontos como Praça da Sé e Largo São Francisco, ruas Benjamin Constant, Líbero Badaró e Barão de Itapetininga. Concentração em frente ao SESC Consolação. Inscrições abertas na Central de Atendimentos a partir de 15/05/2012. 30 Vagas.

02/06. Sábado, das 14h às 17h

Pompéia

VJ Suave

O projeto propõe a utilização do projetor como ferramenta para o graffiti para comunicar pensamentos sem contaminar o ambiente. A arte é levada para o espaço público em forma de projeção sob uma bicicleta. Através da luz são transmitidas mensagens para o bem como “mais amor por favor”. VJSUAVE é Ygor Marotta e Cecilia Soloaga, um duo especializado na criação de intervenções urbanas, performances ao vivo e curta metragens. Combina artes plásticas com animação digital, arte de rua com video mapping em uma constante busca pelo amor. Atualmente é residente no Museu da Imagem e Som de São Paulo onde apresenta video mapping na eleita melhor festa do ano, Green Sunset. Na Rua Central. Grátis.

02/06. Sábado, às 18h.

Belenzinho

Pais e Filhos na Cozinha com a chef Claudia Mattos

Com o objetivo de introduzir as crianças no universo da culinária saudáveL os participantes serão convidados a preparar e degustar de forma divertida a receita de um ecoburguer, que tem como base o arroz e o feijão: prato tipicamente brasileiro.15 vagas. A partir de 07 anos. Oficina 2. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência no local. Grátis.

02/06. Sábado das 15h às 17h.

Fora de Chave

Intervenção com OPOVOEMPÉ em que o público é convidado a olhar através de um olho mágico em portas fixas e caminhantes, imagens do que seria uma cidade dos sonhos. Lugar da nossa vida cotidiana, das frustrações com as dificuldades da cidade e o desejo de que fosse diferente. Ficando sempre a mesma pergunta: “como é que a gente não muda isso”? Unidade. Livre. Grátis.

02/06, 03/06. Sábado e domingo, das 12h às 15h.

Cinema e Vídeo

CINECLUBE BELÉM | SUSTENTÁVEL

O Cineclube Belém tem como objetivo exibir filmes para formar um público de apreciadores de cinema e difundir a cultura cinematográfica. Organizados em ciclos temáticos, as exibições a cada mês, focaram em um assunto, um movimento artístico ou um diretor, visando permitir à audiência a construção de uma visão de conjunto sobre o tema tratado. Em Junho, colocamos em foco algumas das produções do cinema nacional que servem de reflexão sobre o consumo e o meio ambiente.

A Carne é Fraca

Brasil, 2004, 54 min, Doc. Direção: Denise Gonçalves. Produção: Instituto Nina Rosa. O documentário tenta traçar um panorama geral do consumo da carne animal nas refeições e suas implicações diretas e indiretas para o meio ambiente. Para isso, eles vão aos pastos, matadouros, frigoríficos, mercados e restaurantes, tentando acompanhar o bife do momento em que ele nasce até a hora em que ele é engolido por um satisfeito esfomeado. O objetivo do vídeo não é transformar as pessoas em vegetarianos, mas sim apresentar uma faceta da realidade que a grande massa desconhece sobre a maneira como tratamos os animais com crueldade. 1º Pavimento. Retirada de senha com 30 min de antecedência no local.

Não recomendado para menores de 16 anos

Grátis.

02/06. Sábado, às 15h.

O Veneno está na mesa

Brasil, 2011, 50 min, Doc. Direção: Silvio Tendler. O premiado cineasta brasileiro Silvio Tendler traz para o foco o uso indiscriminado de agrotóxicos pela agricultura brasileira, que atualmente é a recordista mundial no uso de agentes químicos. Muitos dos venenos produzidos por estas empresas foram banidos em vários países de alguns continentes, entretanto, no Brasil ainda é utilizado, inclusive por pequenos agricultores. Se não sabia, talvez seja a hora de saber disso e muitas outras coisas mais. O diretor autoriza as pessoas a reproduzirem o documentário para que o sinal de alerta chegue a todos os cantos do país e anuncia que o filme está disponível na internet. 1º Pavimento. Retirada de senha com 30 min de antecedência no local.

Não recomendado para menores de 16 anos

Grátis.

02/06. Sábado, às 16h10.

Terceiro milênio

Brasil, 1981, 90 min, Doc. Direção: Jorge Bodanzky. Agosto de 1980. Evandro Carreira, senador, sai de seu diretório em Manaus para percorrer suas bases eleitorais pelo Estado do Amazonas, na região do Alto Solimões, fronteiriça ao Brasil, Peru e Colômbia. Depoimentos de caboclos, de madeireiros, do sertanista Paulo Lucena, de índios brasileiros e peruanos, de um representante da FUNAI são colhidos desde a cidade de Benjamin Constant até o vilarejo de Cavalo Cocho. Uma visita à aldeia indígena dos Ticunas e às terras do povo Maiuruna culmina com o depoimento e a ação de José Francisco da Cruz, representante da cruz da Santa Ordem Cruzada Apostólica Evangélica. No trajeto, revela-se a potencialidade econômica do Amazonas e seus desvios: a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras como a dos Irmãos Mansur. O cristianismo, o misticismo, a política e a magia, entrosados em um conjunto global, contribuem para comprovar a tese de Evandro Carreira de que o Amazonas despontará a civilização do século XXI. 1º Pavimento. Retirada de senha com 30 min de antecedência no local.

Não recomendado para menores de 16 anos

Grátis.

03/06. Domingo, às 15h.

Ipiranga

Chapéu Sustentável – Circuito Expresso

Por Du E-Holic. Conscientizar as pessoas, com relação à necessidade de se evitar gerar lixo, reduzir o consumo em geral e reutilizar/reciclar, sempre que possível, mas também mostrar como pode ser proveitoso, divertido e rentável a utilização inusitada de resíduos, transformando-o em algo til e belo. A intenção é abordar a transformação dos pensamentos a partir da alusão ao chapéu. Um saco de cimento forrando uma parede, um pneu virando cadeira, filtros de café que se transformam em um bloquinho ecológico de notas… TUDO PODE SER! NÃO HÁ LIMITES PARA A IMAGINAÇÃO. Acontece também durante a instalação oficinas de customização de chapéu. Para todas as idades. Pérgola. Grátis.

02 e 03/06. Sábado e Domingo, das 9h às 18h.

Passeio Ciclístico – intermodalidade do transporte

Passeio de bicicletas com roteiro que parte da Estação Sacomã do Metrô até o Parque do Ibirapuera, com o objetivo de proporcionar aos participantes a experiência da intermodalidade do transporte. Retorno ao Sesc Ipiranga programado para as 12h para um bate-papo com Renata Falzone, jornalista do Canal ESPN, cicloativista, produtora de documentos sobre ciclismo e esportes em geral. Inscrições e informações na Central de Atendimento. A partir de 18 anos. De 12 a 18 anos acompanhado de responsável legal. Vagas limitadas. Grátis.

Dia 03/06. Domingo, das 8h30 às 12h

Vila Mariana

Jornada (Des)envolvimento para o futuro – empreendedorismo social e Rio+20

Pelestras, bate-papos e intervenções artísticas com especialistas e construção coletiva de propostas sobre empreendedorismo social para as discussões na Rio + 20.

Realização: Comitê Universitário Paulista para a Rio+20 e Co realização: Choice. Apoio SESC. No Auditório, Solarium, Atrium e Praça de Eventos

Sábado, 02/06, das 10h às 20h

Bike Rodagem – o pedalar e seus aprendizados

A oficina pretende aprofundar os conhecimentos sobre a bicicleta, sua história, seus usos (como transporte, lazer, geração de energia, artístico/ lúdico, entre outros) e sua relação com as questões ambientais. Serão abordados também, a importância dos usos de equipamentos de segurança e leis de trânsito. No dia teremos uma oficina aberta para pequenos consertos e dicas de manutenção de sua bicicleta. Na Praça Externa

Sábados, 02 e 09/06, das 14h às 17h.

Intervenção

As biclicletas de Sescville

Interação poética e lúdica com a utilização de vários tipos de bicicletas, acrobáticas, pene e monociclos. Esta atividade tem o intuito de aguçar a curiosidade sobre o uso de bicicleta e monociclos em circuitos alternativos como travessias (mono travessias) e maratona de monociclos (Amsterdã). Aproximar as pessoas do veículo em questão. Despertar curiosidades e questionamentos sobre os diversos usos da bicicleta inclusive como possibilidade de geração de energia. Na Praça Externa

Domingo, 03/06, 14h40 às 16h20

Cinesábado entre percursos e destinos: filme Ladrões De Bicicleta

Exibição do filme ‘Ladrões de Bicicleta’ (De Sica, Itália, 1948, 90 min). Em Roma, um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), é razoavelmente feliz e trabalha para sustentar a família. Precisando ter uma bicicleta para conseguir um emprego, com sacrifício ele consegue recuperar a sua, que estava empenhada. Entretanto, ela é roubada, para seu desespero. Juntamente com seu filho Bruno (Enzo Staiola), Antonio a procura pela cidade. Como não consegue encontrá-la, ele resolve cometer o mesmo crime. Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento. Auditório.

Não recomendado para menores de 12 anos

Grátis.

02/06. Sábado, às 14h45.

espetáculo

Memórias do rio e da terra

Com a Cia. Tempo de Brincar. Um cantador e uma narradora vão trançando a história de um encontro: um pescador e uma sereia na beira de um rio. Comadres fofoqueiras, artistas de rua, foliões e brincantes, os personagens são a urdidura do tear, e trocam experiências com o público, incorporando lembranças e criando um tecido vivo. Praça de Eventos. LIVRE – esta atividade será melhor aproveitada por todas as crianças. Grátis.

02/06. Sábado, às 17h.

contação de histórias

Contos da Terra

Serão abordadas histórias da literatura universal infantil que estão contextualizadas nas relações entre homem e a natureza, como ‘A Ávore Generosa’, de Shel Silverstein e ‘O Banho da Terra’, de Nilza Azzi. Praça de Eventos.

LIVRE – esta atividade será melhor aproveitada por todas as crianças. Grátis.

02/06. Sábado, às 15h30.

Interlagos

Bioconstrução

Curso em 4 módulos que pretende trabalhar com os conceitos de construções sustentáveis, apresentando suas variáveis e possibilidades de aplicação. Ao término do curso os participantes terão a oportunidade de desenvolver uma pequena construção na unidade utilizando os conceitos aprendidos. Francisco Lima – Arquidomus. Sala Gaia.

02 e 03/06, das 09h às 12h e das 13h às 16h.

Jardim Sensorial

Jardim que visa o estímulo dos cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. A diversidade encontrada neste ambiente leva os participantes a uma busca constante de novas interações, estimulando o desenvolvimento físico e mental. Atividade monitorada. Esta atividade é recomendada para maiores de 08 anos. Viveiro de Plantas.

02/06, 03/06. Sábado e domingo, das10h às 16h.

Biojóias

Aprenda a construir uma peça de biojóia, onde será utilizado produtos naturais para enriquecer o artesanato final. 30 vagas. Inscrições no local. Espaço de Oficinas – Viveiro de Plantas. Livre.

03/06. Domingo, das 10h às 12h.

Tapetes Efêmeros

Os tapetes de rua são conhecidos por ornamentarem as ruas por onde passam as procissões e são muito tradicionais nas cidades mineiras. Por meio de uma construção coletiva, os desenhos são feitos com diversos materiais colhidos na unidade como folhas secas, galhos, sementes, terra, areia e serragem colorida. 30 vagas. Inscrições no local. Praça Pau Brasil.

02/06, 03/06. Sábado e domingo, às 10h e às 14h.

Trilha da Billings

Nesta atividade são abordados assuntos como: conservação da água, cuidados com o lixo, vegetação local, observação de aves entre outros. Ao final dessa atividade o participante poderá: Entender a importância da represa; Reconhecer a mata ciliar e sua importância de conservação para a margem da represa; Enumerar os principais problemas dos efeitos antrópicos (ações do homem) sobre o corpo d´água da represa Billings; Relacionar ação antrópica X meio ambiente; Reconhecer o processo de eutrofização; Compreender a importância do nicho ecológico e sua importância para o equilíbrio do meio; Entender sobre poluição das águas e sua problemática para o meio. A partir de 8 anos. Capacidade 30 participantes. Inscrições no local.

03/06. Domingo, das 14h às 16h.

Osasco

Pratique Essa!!!

Divertida gincana performática, que convida os participantes a aprenderem sobre a importância de cuidarmos do planeta. Os participantes são estimulados a pensar e a tomar atitudes que façam a diferença, através de jogos desafiantes, músicas e danças. Com Educar Sustentável. Área de Convivência. Grátis.

02/06, 03/06. Sábado e domingo, às 16h.

Garis: Lixo Menos É Mais!

Intervenção artística baseada na importância da conscientização e preservação do meio ambiente. A proposta deste projeto é despertar no público um olhar mais cuidadoso e consciente sobre o meio ambiente e o consumo consciente. Atores que, de forma lúdica e através de uma linguagem simples e acessível, representam os Garis, agentes públicos que apesar de imprescindíveis para a manutenção e preservação da limpeza nas cidades, quase sempre passam despercebidos nas ruas. Área de Convivência. Grátis.

03/06. Domingo, às 15h e às 17h.

Santo André

Reciclowns & Mucambos

Com a atuação de coletivos que buscam uma conscientização por meio da arte e do humor, pretende-se sensibilizar o público quanto aos hábitos, atitudes, possibilidades de recriação e reinvenção de uma nova relação com a natureza. Durante a Virada Sustentável, os palhaços ecológicos acompanhados de um grupo de maracatu farão um cortejo com músicas e coleta de resíduos, sensibilizando as pessoas sobre os cuidados com o ambiente. Livre. Espaços da Unidade Operacional. Grátis.

02/06. Sábado, às 14h.

São Caetano

História Aberta

Narrativas envolventes e participativas para o público infantil sobre como viver juntos nas cidades. Desde as relações com o espaço até as relações de afeto e consumo e o modo como lidamos com o tempo. Com Kiara Terra.

Obax

Essa é a história de Obax uma menina africana com uma imaginação vigorosa! Capaz de criar as histórias mais incríveis sobre cidades imaginárias e diferentes modos de viver. Quem poderá acreditar nelas? Grátis.

02/06. Sábado, às 11h

Dona Certeza – a velhinha que ousou atravessar o mar

Local – Bibliosesc – Diadema – Casa do Hip Hop (R. 24 de maio, nº 32 – Jardim Canhema). Dona Certeza era uma velhinha muito velha. O mundo já tinha acabado umas 10 vezes e só ela e alguns bichos sobreviveram. Um dia Dona Certeza descobre que pra repovoar o mundo basta fazer uma travessia e encontrar o mar. Será que ela vai ter coragem de largar sua casa e se aventurar pelas águas? Uma história sobre medo e coragem. Grátis.

02/06. Sábado, às 13h30

Por Redação