SP decreta quarentena de 15 dias em todo o estado

Medida começa a valer na terça-feira, 24, e visa deter a propagação do novo coronavírus no estado

Por: Redação

O governador João Doria (PSDB) informou, no início da tarde deste sábado, 21, que irá determinar quarentena em todo o estado de São Paulo pelo período de 15 dias. A medida, que visa intensificar o combate ao novo coronavírus, começa a valer na próxima terça-feira, 24, e vai até o dia 7 de abril. Isso significa que o comércio e serviços não essenciais à população serão restringidos, com algumas exceções.

A publicação do decreto será feita no Diário Oficial do estado. Até o momento, o estado de São Paulo registra 15 óbitos causados pelo novo coronavírus, além de 396 casos confirmados. Destes, 34 estão internados em UTIs em tratamento.

“Fiquem em casa! Vamos adotar medidas policiais para evitar aglomerações, festas, funk e eventos de qualquer outra natureza”, afirmou o governador durante a coletiva de imprensa.

doria
Crédito: Reprodução/TVQuarentena de 15 dias passa a valer em todo o estado de SP a partir de terça, 24

O que fecha e o que segue aberto

Bares, restaurantes e cafés deverão fechar em todos os 645 municípios do estado. Esses estabelecimentos poderão manter o serviço apenas no esquema de delivery.  O governador afirmou que padarias poderão funcionar.

Serviços de saúde pública, como farmácias e clínicas odontológicas, públicas ou privadas, também continuarão operando, assim como serviços de alimentação, abastecimento, segurança e limpeza. Lojas de pet shop também ficam abertas. Doria também pediu para que as indústrias continuem operando no estado.

Também não há restrição para empresas de telemarketing, construção civil, bancos e lotéricas. Essas empresas e instituições poderão continuar na ativa, respeitando os devidos cuidados sanitários com os funcionários.

“Sabemos que estamos em uma guerra, e essa guerra deverá ser enfrentada com decisões corretas, rápidas, eficientes, mas, sobretudo, solidárias. Não é possível vencer uma guerra de saúde sem solidariedade de todos”, afirmou Doria.



Coletiva de Imprensa: Novas medidas para intensificar o combate ao coronavírus (Covid-19) – 21/03/2020

Coletiva de Imprensa: Novas medidas para intensificar o combate ao coronavírus (Covid-19) – 21/03/2020.

Posted by Governo do Estado de São Paulo on Saturday, March 21, 2020