Lula permanecerá preso; STF nega os 2 pedidos de habeas corpus

Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram a favor do ex-presidente petista

Por: Redação | Comunicar erro

Nesta terça-feira, 25, os ministros da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram os dois pedidos de habeas corpus da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há mais de 400 dias em Curitiba (PR).

Crédito: Agência BrasilLula

Foram 2 votos favoráveis (Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski) e 3 contrários (Edson Fachin, Celso de Mello e Cármen Lúcia).

Os dois habeas corpus que os ministros da Segunda Turma analisaram nesta terça-feira são: o que questiona a atuação do relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer. No segundo é apontada a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, durante o processo no qual o ex-presidente foi condenado pelo tríplex do Guarujá, por conta da divulgação das conversas entre Moro e Deltan Dallagnol pelo Intercept.

No primeiro julgamento, o pedido negado contou apenas com um voto favorável a Lula, o do ministro Ricardo Lewandowski.

Gilmar Mendes que no primeiro julgamento votou contra Lula, no segundo, ele propôs que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja solto imediatamente.  Para o magistrado, Lula deve ser posto em liberdade até o término do julgamento do Habeas Corpus (HC) nº 164.493, que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

1 / 8
1
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
2
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
3
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
4
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
5
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
6
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
7
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
8
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …