STF notifica Bolsonaro por relacionar queimadas a ONGs

Presidente recebeu uma notificação para explicar sua fala em que acusa "ongueiros" de promoverem queimadas na Amazônia

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moares, notificou o presidente Jair Bolsonaro a explicar suas declarações em que atribuiu as queimadas na Amazônia à atuação de ONGs. O ministro quer saber, por exemplo, quais as provas ou indícios teriam baseado a avaliação do presidente.

A decisão do STF acatou um pedido da Associação Civil Alternativa Terrazul, organização socioambientalista com sede em Fortaleza, no Ceará, que interpelou o Supremo. Moraes entendeu que a solicitação de explicações era pertinente.

Na época, Bolsonaro insinuou que as Organizações Não Governamentais que protegem o meio ambiente teriam perdido recursos e, por isso, estariam querendo prejudicar o governo com ações criminosas.

“O crime existe. Isso temos que fazer o possível para que não aumente, mas nos tiramos dinheiro de ONGs, 40% ia para ONGs. Não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Então pode, não estou afirmando, ter ação criminosa desses ongueiros para chamar atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil”, declarou Bolsonaro.

STF notifica Bolsonaro a explicar fala que liga ONGs a queimadas
Créditos: Agência Brasil
STF notifica Bolsonaro a explicar fala que liga ONGs a queimadas

O presidente, no entanto, não apresentou nenhuma prova que corroborasse sua acusação e ONGs e ambientalistas qualificaram as falas dele como “irresponsáveis” e “paranoicas”.