STF notifica Bolsonaro por relacionar queimadas a ONGs

Presidente recebeu uma notificação para explicar sua fala em que acusa "ongueiros" de promoverem queimadas na Amazônia

Por: Redação Comunicar erro

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moares, notificou o presidente Jair Bolsonaro a explicar suas declarações em que atribuiu as queimadas na Amazônia à atuação de ONGs. O ministro quer saber, por exemplo, quais as provas ou indícios teriam baseado a avaliação do presidente.

A decisão do STF acatou um pedido da Associação Civil Alternativa Terrazul, organização socioambientalista com sede em Fortaleza, no Ceará, que interpelou o Supremo. Moraes entendeu que a solicitação de explicações era pertinente.

Na época, Bolsonaro insinuou que as Organizações Não Governamentais que protegem o meio ambiente teriam perdido recursos e, por isso, estariam querendo prejudicar o governo com ações criminosas.

“O crime existe. Isso temos que fazer o possível para que não aumente, mas nos tiramos dinheiro de ONGs, 40% ia para ONGs. Não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Então pode, não estou afirmando, ter ação criminosa desses ongueiros para chamar atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil”, declarou Bolsonaro.

Crédito: Agência BrasilSTF notifica Bolsonaro a explicar fala que liga ONGs a queimadas

O presidente, no entanto, não apresentou nenhuma prova que corroborasse sua acusação e ONGs e ambientalistas qualificaram as falas dele como “irresponsáveis” e “paranoicas”.

Compartilhe:

1
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
2
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
3
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
4
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
5
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
6
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
7
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
8
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …