STM decide libertar 9 militares que fuzilaram carro de músico

Eles estavam presos desde abril após ordem da Justiça Militar

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Reprodução/FacebookO carro de Evaldo foi fuzilado por um grupamento militar por mais de 80 tiros

O Superior Tribunal Militar (STM) decidiu nesta quinta-feira, 23, dar liberdade a nove dos 12 militares envolvidos na morte do músico Evaldo dos Santos Rosa e do catador de materiais recicláveis Luciano Macedo, no dia 7 de abril, em Guadalupe, na zona norte do Rio de Janeiro. Eles estavam presos desde abril após ordem da Justiça Militar. As informações são do G1.

O carro de Evaldo foi fuzilado por um grupamento militar por mais de 80 tiros. O músico morreu no fuzilamento, mas familiares dele que também estava no veículo conseguiram escapar. Segundo o delegado responsável pelo caso, “tudo indica” que os militares confundiram o carro do músico com o de assaltantes.

O STM é formado por 15 ministros, sendo quatro integrantes do Exército, três da Marinha, três da Aeronáutica e cinco civis. O presidente do tribunal só vota se houver empate.

O habeas corpus dos militares começou a ser julgado em 8 de maio, porém foi interrompido por um pedido de vista do vice-presidente da Corte, ministro José Barroso Filho. Até a suspensão, quatro ministros haviam votado pela liberdade dos envolvidos e um havia se posicionado a favor da manutenção da prisão.

Barroso Filho devolveu o processo para julgamento nesta semana e o caso foi retomado na tarde desta quinta. Nele, mais seis magistrados foram favoráveis à soltura dos militares.

Também foram apresentadas propostas de aplicação de medidas cautelares aos militares, mas a maioria dos ministros do STM preferiu não determinar restrições e libertar todos os integrantes do Exército que ainda estavam presos.

Veja a matéria na íntegra.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …