STM decide libertar 9 militares que fuzilaram carro de músico

Eles estavam presos desde abril após ordem da Justiça Militar

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Reprodução/FacebookO carro de Evaldo foi fuzilado por um grupamento militar por mais de 80 tiros

O Superior Tribunal Militar (STM) decidiu nesta quinta-feira, 23, dar liberdade a nove dos 12 militares envolvidos na morte do músico Evaldo dos Santos Rosa e do catador de materiais recicláveis Luciano Macedo, no dia 7 de abril, em Guadalupe, na zona norte do Rio de Janeiro. Eles estavam presos desde abril após ordem da Justiça Militar. As informações são do G1.

O carro de Evaldo foi fuzilado por um grupamento militar por mais de 80 tiros. O músico morreu no fuzilamento, mas familiares dele que também estava no veículo conseguiram escapar. Segundo o delegado responsável pelo caso, “tudo indica” que os militares confundiram o carro do músico com o de assaltantes.

O STM é formado por 15 ministros, sendo quatro integrantes do Exército, três da Marinha, três da Aeronáutica e cinco civis. O presidente do tribunal só vota se houver empate.

O habeas corpus dos militares começou a ser julgado em 8 de maio, porém foi interrompido por um pedido de vista do vice-presidente da Corte, ministro José Barroso Filho. Até a suspensão, quatro ministros haviam votado pela liberdade dos envolvidos e um havia se posicionado a favor da manutenção da prisão.

Barroso Filho devolveu o processo para julgamento nesta semana e o caso foi retomado na tarde desta quinta. Nele, mais seis magistrados foram favoráveis à soltura dos militares.

Também foram apresentadas propostas de aplicação de medidas cautelares aos militares, mas a maioria dos ministros do STM preferiu não determinar restrições e libertar todos os integrantes do Exército que ainda estavam presos.

Veja a matéria na íntegra.

Compartilhe:

1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …