Surto de febre amarela pode ter relação com desastre de Mariana

Ao Estadão, a bióloga da Fiocruz Márcia Chame explicou a relação entre os casos e a tragédia

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Antonio Cruz/ Agência BrasilOs casos coincidem com regiões afetadas pela tragédia de Mariana

A bióloga da Fiocruz Márcia Chame afirmou, em entrevista ao Estadão, que o aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas Gerais pode ter relação com a tragédia de Mariana, ocorrida em novembro de 2015.

Segundo a especialista, grande parte das cidades mineiras que identificaram casos de pacientes com sintomas da doença está localizada na região próxima ao Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco.

“Mudanças bruscas no ambiente provocam impacto na saúde dos animais, incluindo macacos. Com o estresse de desastres, com a falta de alimentos, eles se tornam mais suscetíveis a doenças, incluindo a febre amarela.Isso pode ser um dos motivos que contribuíram para os casos. Não o único”, explicou a bióloga.

Veja também:

Ainda de acordo com Chame, essa região do estado já sofria o impacto ambiental provocado pela mineração, então, isso tudo seria consequência de um um conjunto de coisas que vão se acumulando.

Também foram notificadas mortes de macacos na região próxima de Colatina, cidade no Espírito Santo afetada pelo desastre. No entanto, não há comprovação de que os macacos morreram por febre amarela.

“Ambientes naturais estão sendo destruídos. No passado, o ciclo de febre amarela era mantido na floresta. Com a degradação do meio ambiente, animais acabam também ficando mais próximos do homem, aumentando os riscos de contaminação”, disse a bióloga.

Veja o conteúdo na íntegra.

  • Leia mais:

1 / 8
1
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
2
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
3
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
4
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
5
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
6
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
7
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
8
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …