Teatro acessível para pessoas com deficiência. Você apoia?

Por: Change.org (Oficial)

“Foi uma das coisas mais legais que já fizemos juntas”. É assim que Daniela Duarty, de Belém do Pará, define a primeira vez em que foi ao teatro com sua filha Estefany, de 11 anos. A menina é cega e ficou encantada ao descobrir que a peça “Ninguém mais vai ser bonzinho”, do grupo “Os Inclusos e os Sisos”, da organização Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, tinha audiodescrição. Desta forma, ela pôde acompanhar o espetáculo, usando um fone de ouvido. Além das temporadas teatrais, a ONG também faz campanha para que 19 de setembro seja instituído como o Dia Nacional do Teatro Acessível. Para fortalecer a mobilização e envolver mais pessoas, Daniela criou um abaixo-assinado na plataforma Change.org pedindo que o Senado aprove o projeto de lei que cria a data comemorativa.

A petição está em www.change.org/TeatroAcessivel.

divulgação
A menina Estefany é cega e acompanhou uma peça de teatro pela primeira vez graças ao fone de ouvido com audiodescrição.

A acessibilidade é fundamental para que os espetáculos teatrais sejam, de fato, para todas as pessoas. Intérprete de Libras, legendagem, audiodescrição, reserva de lugar para quem tem deficiência ou mobilidade reduzida e programação em braile e em meio digital permitem que espectadores com deficiência visual ou auditiva também exerçam o direito à cultura. No Brasil, somente as peças do “Os Inclusos e os Sisos” contam com todos estes recursos. Além disso, o grupo nunca realiza peças onde não há acessibilidade física total. “É preciso sensibilizar toda a sociedade, incluindo a classe artística e o poder público, para que sejam incorporadas práticas inclusivas, previstas na legislação, na área de cultura. A campanha não tem o objetivo de garantir apenas que pessoas com deficiência estejam nas plateias, mas que elas possam fruir e participar das produções com total dignidade”, defende Claudia Werneck, jornalista e fundadora da Escola de Gente.

O projeto de lei que instituiu o Dia Nacional do Teatro Acessível (PLC 124/2014) está pronto para ser votado pelo plenário do Senado Federal. Ele já foi aprovado na Câmara dos Deputados, onde contou com a autoria do parlamentar Jean Wyllys (PSOL/RJ) e assinaturas de Jandira Feghalli (PCdoB/RJ), Mara Gabrilli (PSDB/SP) e Rosinha de Adefal (ex-deputada do PTB/AL). A campanha pelo teatro acessível, feita pela Escola de Gente, tem o apoio de artistas como Tatá Werneck, Bel Kutner, Tiago Abravanel e Diogo Vilela.

Compartilhe:

Por: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 329 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 26 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Bolsonaro pode sofrer impeachment por crime de responsabilidade?
O presidente Jair Bolsonaro compartilhou no whatssapp um vídeo que relembra a facada que tomou durante sua campanha presidencial e …
2
A repercussão dos ataques machistas à jornalista Patrícia Campos Mello
No final da última semana, Hans River do Rio Nascimento foi chamado para prestar depoimento na CPMI das Fake News. …
3
Governo Bolsonaro libera pesca em áreas de conservação ambiental
Uma portaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, autorizou a pesca esportiva e amadora …
4
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
5
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
6
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
7
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
8
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …