Temporal mata 13, deixa 45 soterrados e bloqueia vias no litoral de SP

Entre as vítimas está um bombeiro que trabalhava no resgate de pessoas soterradas no Morro do Macaco, no Guarujá

O temporal que atingiu a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, entre a noite desata segunda-feira, 2, e a madrugada de hoje, deixou 13 mortos e 45 desaparecidos, até o momento.

Entre as vítimas está um bombeiro que trabalhava no resgate de pessoas soterradas no Morro do Macaco. Outro bombeiro está desaparecido. Eles tentavam resgatar uma criança e a mãe que estavam soterrados quando ocorreu um novo deslizamento no local

Ainda no Guarujá, duas pessoas também morreram soterradas no Jardim Centenário.

Chuvas causam deslizamentos de terra no Guarujá; ao menos 9 morreram na Baixada Santista
Créditos: Reprodução/TV Globo
Chuvas causam deslizamentos de terra no Guarujá; ao menos 9 morreram na Baixada Santista

Segundo o Corpo de Bombeiros, as outras mortes ocorreram em Santos (1) e São Vicente (3).

De acordo com o Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado, acumulado de chuvas nas últimas 12 horas foi de 282mm no Guarujá, 218 mm em Santos, 170mm em Praia Grande, 169 em São Vicente, 160mm em Mongaguá, 132mm em Cubatão e 110mm em Itanhaém e Bertioga.

A previsão para toda a terça-feira é de chuva moderada a forte em todo o litoral São Paulo, isso inclui toda a região da Baixada Santista devido a formação de uma área de baixa pressão no litoral paulista e a circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera.

Trânsito e estradas

O temporal também inundou as avenidas e bloqueou estradas na Baixada Santista. Em Santos, as vias que dão acesso à cidade ficaram inundadas, causando um longo congestionamento na entrada do município.

As operações do VLT entre Santos e São Vicente estão suspensas por conta de um deslizamento próximo ao túnel que que liga as duas cidades, Nas redes sociais, vídeos mostram ônibus cheios de água e diversas ruas inundadas na região

A rodovia Anchieta está interditada, na subida, altura do km 45, por causa de queda de barreiras. A rodovia Cônego Domênico Rangoni, principal ligação para o Guarujá, também tem dois trechos bloqueados.