‘Toda criança precisa de contato com a natureza para crescer e se desenvolver de maneira saudável’

crédito: divulgação
O Brasil entre os três países cujas as crianças exploram a natureza com menos frequência.

O projeto Ser Criança é Natural desenvolve um trabalho de facilitação para que famílias e crianças se aproximem da natureza. As organizadoras Rita Mendonça e Ana Carol Thomé coordenam passeios em que as crianças tem a oportunidade de brincar livremente em contato com espaços naturais das cidades.

“Desde nosso primeiro encontro nos encantamos com a sensibilidade das crianças para experimentar o mundo. A criança é a natureza sendo humanizada, e precisa deste contato para crescer e se desenvolver de maneira saudável e sensível”, asseguram as educadoras. Muitos estudos já comprovaram que o aparecimento das ‘doenças modernas’ como déficit de atenção e hiperatividade, surgem da falta de contato com a natureza”. É o que o jornalista e escritor Richard Louv chamou, em 2005, de transtorno de déficit de natureza.

Além das próprias crianças serem beneficiadas, as famílias também são. A biológa Rita Mendonça conta que “a família que acompanha aprende a se perceber nesse tempo, olhar o mundo com os olhos das crianças”. E isso muitas vezes só é percebido quando as famílias chegam em casa e digerem a experiência. “Algumas famílias nos escrevem contando que mudaram o olhar sobre a necessidade desse contato com a natureza, que alteraram sua rotina para que  ter mais tempo ao ar livre, mais pé no chão, mais massagens com folhas e gotinhas d’água”, completa Rita.

Um documento divulgado pela organização Children & Nature Network em 2009 mostra pesquisas do mundo todo que revelam dados como a diminuição do tempo que as crianças brincam fora de casa e o aumento do tempo dedicado às mídias eletrônicas. Dentre os estudos, um aponta o Brasil entre os três países cujas as crianças exploram a natureza com menos frequência

Mas como aproveitar a natureza vivendo em uma cidade como São Paulo?

Toda cidade grande tem muita natureza escondida entre o concreto e os arranha-céus. Além dos parques e praças, uma simples volta no quarteirão pode revelar muitas surpresas. Plantas nascendo em vãos na calçada, vento  mexendo as folhas das árvores, o céu, as nuvens, o sol e a sombra que projeta de nós no solo. Quando abrimos nosso olhar a procura da natureza ela se mostra em cada canto. E quando permitimos que as crianças sejam nossos guias, elas nos mostram esse caminho.

Ser Criança é Natural e Catraquinha no Slowkids

No dia 1 de maio, domingo, acontece mais uma edição do Slowkids em São Paulo, o evento tem o objetivo totalmente conectado com o projeto da Rita e da Ana Carol. A proposta é que as crianças passem um dia sem pressa, brincando livremente.

Umas das atrações é uma atividade do Ser Criança é Natural em parceria com o Catraquinha.  As crianças poderão se conectar com o natural do Parque  brincando, explorando e descobrindo. Os educadores são parte essencial nesse processo e também estarão presentes. “Vocês podem esperar um passeio que respeita o tempo e o olhar de cada criança, permite a brincadeira livre para descobrir o mundo. Crianças de 0 a 99 anos são muito bem vindas!”, convidam.

Compartilhe:

1 / 8
1
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
2
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
3
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …