Transplante de útero é uma realidade no Brasil e no mundo

Os avanços da medicina abrem uma nova porta de possibilidades às mulheres que sonham com a maternidade, mas por motivos médicos e/ou fisiológicos acreditavam que esse sonho era impossível de se tornar realidade: os transplantes de útero -e crianças gestadas no órgão transplantado- são uma realidade no Brasil e no mundo.

O primeiro transplante de útero da América Latina foi realizado no último dia 20, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, mas em países como a Suécia o procedimento já foi realizado -com sucesso- diversas vezes.

Na foto, o pequeno Douglas está no colo de sua mãe, Lolita, com sua tia, Linda. A gestação de Douglas só foi possível após Linda doar seu útero para Lolita.
Créditos: CARLOS ROCHA
Na foto, o pequeno Douglas está no colo de sua mãe, Lolita, com sua tia, Linda. A gestação de Douglas só foi possível após Linda doar seu útero para Lolita.

“Esse transplante pode ajudar no emocional e autoestima das mulheres. Tudo ocorrendo bem, a expectativa é de que em um ano ela possa tentar engravidar. Já temos oito embriões fertilizados com o sêmen do marido”, explicou o chefe da equipe de Transplantes e professor titular da USP no setor de Gastroenterologia, Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, um dos médicos que participou da cirurgia realizada no HC.

Para se preparar para o transplante, a equipe médica brasileira viajou à Suécia, onde permanecerem duas semanas para acompanhar a equipe do professor e doutor Mats Brännström, em Gotemburgo – a primeira equipe a realizar transplante uterino com sucesso no mundo, em 2014.

Com informações de Daily Mail e Portal do Governo de São Paulo.