Uma feira de rua onde TUDO é Catraca Livre

Imagine uma feirinha de rua onde tudo é Catraca Livre. Isso mesmo, tudo de graça! As gratiferias acontecem em Buenos Aires desde 2010 e têm como lema “leve o que quiser (ou nada) e deixe o que quiser (ou nada)”. A iniciativa é do argentino Ariel Rodríguez Bosio adepto do veganismo, defensor da natureza, e militante na luta contra o atual modelo de consumo capitalista.

Divulgação
A iniciativa é livre para ser copiada. Quando aparece um interessado, Ariel manda um passo a passo por e-mail.

As gratiferias funcionam a partir de doações e nelas é possível encontrar além de objetos como brinquedos, roupas e livros; cortes de cabelo, sessões de massagem e projeção de filmes. A iniciativa é livre para ser copiada. Quando aparece um interessado, Ariel manda um passo a passo por e-mail para quem quiser se juntar a amigos ou vizinhos e fazer sua própria feirinha Catraca Livre. Basta entrar em contato pelo Facebook oficial da iniciativa.

O modelo de feira grátis já se espalhou pela Argentina e por alguns países da América do Sul e da Europa em diversos tamanhos, envolvendo de 40 a 600 pessoas. Na capital argentina já há algumas gratiferias fixas. No primeiro domingo de cada mês acontece na Preça Almagro, no segundo, no Parque Centenario, e no terceiro, no Parque Lezama.

As informações são da matéria da jornalista Kelly Cristina Spinelli, publicada no Terra Magazine. Ela tem textos publicados em revistas como a Piauí e em revistas das editoras Trip, Abril e Globo. Mora em Buenos Aires, onde tenta entender os portenhos e aprender a desenhar.Veja a íntegra.

Por Redação