USP lança aplicativo contra trotes violentos: saiba como baixar

Trote é proibido na USP desde 1999.

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: scyther5/ iStockUSP lança aplicativo para coibir aplicação de trotes violentos

Nesta segunda-feira, 18, tem início o ano letivo da Universidade De São Paulo (USP) e para coibir a aplicação de trotes violentos contra novos alunos, a instituição criou um aplicativo que permite denunciar esse tipo de ação.

Durante a Semana de Recepção de Calouros, a universidade também terá atividades para o acolhimento e orientação para os 11 mil estudantes que ingressam na instituição, como aponta matéria do G1.

Os alunos podem baixar gratuitamente o aplicativo Disque-Trote, disponível para as plataformas Apple e Android. Ingressantes que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, poderão fazer a denúncia por meio dos canais de atendimento do app Disque-Trote, pelo número 0800-012-1090 e pelo e-mail disquetrote@usp.br.

Em publicação, a universidade lembra que: “O trote é proibido na USP desde 1999, quando o então reitor Jacques Marcovitch instituiu que toda manifestação de recepção a ingressantes, em todos os campi, deveria estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros”.

O Pró-Reitor de Graduação da USP – Prof. Edmund Chada Baracat, reforça que: “na Semana de Recepção, a Universidade de São Paulo admite somente atividades acadêmicas. É expressamente proibida qualquer tipo de manifestação estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento”.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …