V edição de Festival “Visões Urbanas”

Acontece entre os dias 8 e 17 de abril, em lugares diferentes da capital paulistana (Pátio do Colégio, Caixa Cultural Sé, Parque Buenos Aires e Instituto Goethe), a quinta edição do evento “Visões Urbanas Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas”, com entrada Catraca Livre.

divulgação
Visões Urbanas

O evento  conta com uma programação repleta de apresentações, workshops, mostra de videodança no Instituto Goethe e também uma exposição fotográfica.

São 51 bailarinos de seis países, entre eles Alemanha, Bélgica e Uruguai, que se dividem em 13 apresentações, durante quatro dias, em frente ao Pátio do Colégio. Os espetáculos mantêm os critérios de formatação das edições anteriores – devem ser criados e apresentados ao ar livre – e funcionam como vitrine para refletir a arte exposta ao redor do mundo.

O espaço urbano é o ponto de partida para a criação de coreografias integradas à arquitetura. Entre as atrações está a performance “Evo” do alemão B.K. Cie.; Inside-Time/Outside-Space, da belga Irene K.; e Beau de L’air da artista mineira Ana Lana Gastelois, que manipula esculturas aéreas coloridas enquanto dança.

Em Lisboa, Ana Rita Barata, diretora do espetáculo Sobre Rodas, da portuguesa CIM  Cia. Integrada Multidisciplinar, que participa do V Visões Urbanas, também é responsável pela realização do festival “Lugar à Dança”, ligado à CQD.

Sobre o Projeto

O movimento surgiu em Barcelona em 1992. Organizado, em São Paulo, anualmente desde 2006 por Mirtes Calheiros e Éderson Lopes, da Cia. Artesãos do Corpo, o “Visões Urbanas” faz parte da rede internacional CQD – Cidades que Dançam. Ela reúne eventos de mais de 25 cidades de 14 países da América Latina e Europa, onde são realizados 32 festivais, que integram a dança à paisagem urbana.

O evento também tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural (PAC) – ProAC 2009 (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura).

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Programação

Dança-teatro
“Workshop: Dança- Teatro em Paisagens Urbanas”
Coordenação: Mirtes Calheiros

De 8 à 10 de abril, às 10h

O objetivo é proporcionar uma experiência de criação de movimentos na e para a rua, a partir das dinâmicas de pesquisa e criação da Cia. Artesãos do Corpo/Dança-Teatro em espaços públicos e paisagens urbanas.

Onde: Pátio do Colégio, no Largo Pateo do Colégio, 2, Centro.
Número de participantes: 15 pessoas

Tango
“Workshp: Tango na rua”
Coordenação: Margareth Kardosh e Victor Costa

Dia 15 de abril, às 16h

Oficina de tango na rua voltada ao público em geral.

Onde: Parque Buenos Aires, na avenida Angélica, Higienópolis.

fotografia
Exposição fotográfica: Visões Urbanas
Imagens do Repertório da Cia. Artesãos do Corpo em Paisagens Urbanas
De 14 a 17 de abril
Das 9h às 21h
Onde: Caixa Cultural

Por Redação