Vagas de estacionamento podem virar 400 km de ciclovias em SP

Demanda de ciclistas por uma malha cicloviária mais forte na cidade tende a ser atendida pelo novo Plano Diretor

Por: Redação | Comunicar erro

A Prefeitura de São Paulo continua com seu projeto de extensão das rotas para bike na cidade. A última informação, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, indica a construção de 400 km de ciclovias até o final da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).

getty images
O Plano Diretor ainda vem sendo discutido dentro da Câmara. Sua versão final pode ser aprovada atendendo a algumas demandas dos ciclistas, como a construção de ciclovias ao lado dos corredores de ônibus.

O plano original previa a criação de 400 km de vias cicláveis (ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas). Agora, serão apenas do tipo mais permanente, a ciclovia. Para sua construção podem ser usados os espaços das quase 40 mil vagas de estacionamento disponíveis na cidade.

A substituição das vagas de estacionamento por ciclovias é uma demanda de diversos grupos cicloativistas paulistanos e consta no novo Plano Diretor da cidade. Segundo o vereador Nabil Bonduki (PT), relator do PD, as ciclovias existirão desde que aprovadas no orçamento.

Vá de bike

Quer aproveitar o máximo dessas ciclovias? Aqui vão algumas dicas de serviços que te ajudarão a se tornar um verdadeiro ciclista urbano.

Alforjaria

A Alforjaria é uma loja especializada na venda de alforjes (bolsas acopladas nas laterais das rodas traseiras da bicicleta). Os alforjes são confeccionadas sob medida por Priscila Moreno e o diferencial de suas peças é o design sofisticado e criativo.

Mão

Qualquer pessoa, devidamente munida de sua bike, pode participar da oficina “Mão na roda”! Você pode aprender a fazer consertos e manutenção na sua magrela. Acontece toda quinta-feira, às 19h, no seguinte endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 55, Vila Madalena.

Pedalinas

Como a quantidades de homens ainda dominam os pedais, um grupo de mulheres sentiu a necessidade de se reunir para fazer uma análise sobre a cidade e as mulheres. Para elas, o mais importante nesse trabalho é o suporte psicológico, pois mesmo com vontade de ganhar as ruas numa bicicleta, muitas mulheres deixam de fazer isso por medo, seja do trânsito, de estar sozinha, de não conseguir chegar ou de ter algum problema com a bicicleta pelo caminho.

Todo último domingo do mês, às 15h, estão estão junto com o pessoal do Bike Anjo para oficina na Praça Vegana, em São Paulo (Avenida Paulista com Angélica). Não é preciso fazer inscrição.

[tab:END]

Confira outras dicas no Vila Mundo.

1 / 8
1
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
2
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
3
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
4
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
5
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
6
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
7
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
8
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …