Vagas de estacionamento podem virar 400 km de ciclovias em SP

Demanda de ciclistas por uma malha cicloviária mais forte na cidade tende a ser atendida pelo novo Plano Diretor

A Prefeitura de São Paulo continua com seu projeto de extensão das rotas para bike na cidade. A última informação, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, indica a construção de 400 km de ciclovias até o final da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).

O Plano Diretor ainda vem sendo discutido dentro da Câmara. Sua versão final pode ser aprovada atendendo a algumas demandas dos ciclistas, como a construção de ciclovias ao lado dos corredores de ônibus.

O plano original previa a criação de 400 km de vias cicláveis (ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas). Agora, serão apenas do tipo mais permanente, a ciclovia. Para sua construção podem ser usados os espaços das quase 40 mil vagas de estacionamento disponíveis na cidade.

A substituição das vagas de estacionamento por ciclovias é uma demanda de diversos grupos cicloativistas paulistanos e consta no novo Plano Diretor da cidade. Segundo o vereador Nabil Bonduki (PT), relator do PD, as ciclovias existirão desde que aprovadas no orçamento.

Vá de bike

Quer aproveitar o máximo dessas ciclovias? Aqui vão algumas dicas de serviços que te ajudarão a se tornar um verdadeiro ciclista urbano.

Alforjaria

A Alforjaria é uma loja especializada na venda de alforjes (bolsas acopladas nas laterais das rodas traseiras da bicicleta). Os alforjes são confeccionadas sob medida por Priscila Moreno e o diferencial de suas peças é o design sofisticado e criativo.

Mão na Roda

Qualquer pessoa, devidamente munida de sua bike, pode participar da oficina “Mão na roda”! Você pode aprender a fazer consertos e manutenção na sua magrela. Acontece toda quinta-feira, às 19h, no seguinte endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 55, Vila Madalena.

Pedalinas

Como a quantidades de homens ainda dominam os pedais, um grupo de mulheres sentiu a necessidade de se reunir para fazer uma análise sobre a cidade e as mulheres. Para elas, o mais importante nesse trabalho é o suporte psicológico, pois mesmo com vontade de ganhar as ruas numa bicicleta, muitas mulheres deixam de fazer isso por medo, seja do trânsito, de estar sozinha, de não conseguir chegar ou de ter algum problema com a bicicleta pelo caminho.

Todo último domingo do mês, às 15h, estão estão junto com o pessoal do Bike Anjo para oficina na Praça Vegana, em São Paulo (Avenida Paulista com Angélica). Não é preciso fazer inscrição.

[tab:END]

Confira outras dicas no Vila Mundo.