Vale deu remédio vencido a animais e esquece índios de Brumadinho

Coordenadora do Ibama fez denuncia em audiência na comissão externa da Câmara de Deputados para apurar rompimento de barragem

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Reprodução / TV GloboIbama denuncia Vale por ter negligenciado atendimento a comunidade indígena e dar remédios vencidos a animais resgatados em Brumadinho

A coordenadora de Emergências Ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Pirillo, denunciou na quinta-feira, 14, a Vale por ter negligenciado o atendimento a comunidade indígena e dado remédio vencido aos animais resgatados após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro deste ano.

Durante audiência na comissão externa da Câmara de Deputados para apurar o rompimento da barragem, Pirillo declarou: “Temos feito vistorias diversas nas áreas que a Vale está implementando para o recebimento de animais e temos verificado os medicamentos. Por incrível que pareça, nos primeiros dias, a Vale tinha providenciado medicamentos vencidos”, como aponta matéria do Correio Brasiliense.

Fernanda também relatou que quando o Ibama chegou ao local, os índios de uma aldeia pataxó, que vivem na região de Brumadinho, estavam desassistidos pela mineradora. A entidade exigiu providências da empresa e está acompanhando a situação.

Ela informou que o instituto: “solicitou a retirada dos peixes mortos que estavam na aldeia, com nove mulheres grávidas e um bebê recém-nascido. Os índios estavam tirando os peixes mortos com a mão. Pirillo completou lembrando que o Ibama segue fazendo vistoras diárias na região. Leia a matéria completa.

1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …