Vale deu remédio vencido a animais e esquece índios de Brumadinho

Coordenadora do Ibama fez denuncia em audiência na comissão externa da Câmara de Deputados para apurar rompimento de barragem

Crédito: Reprodução / TV GloboIbama denuncia Vale por ter negligenciado atendimento a comunidade indígena e dar remédios vencidos a animais resgatados em Brumadinho

A coordenadora de Emergências Ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Pirillo, denunciou na quinta-feira, 14, a Vale por ter negligenciado o atendimento a comunidade indígena e dado remédio vencido aos animais resgatados após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro deste ano.

Durante audiência na comissão externa da Câmara de Deputados para apurar o rompimento da barragem, Pirillo declarou: “Temos feito vistorias diversas nas áreas que a Vale está implementando para o recebimento de animais e temos verificado os medicamentos. Por incrível que pareça, nos primeiros dias, a Vale tinha providenciado medicamentos vencidos”, como aponta matéria do Correio Brasiliense.

Fernanda também relatou que quando o Ibama chegou ao local, os índios de uma aldeia pataxó, que vivem na região de Brumadinho, estavam desassistidos pela mineradora. A entidade exigiu providências da empresa e está acompanhando a situação.

Ela informou que o instituto: “solicitou a retirada dos peixes mortos que estavam na aldeia, com nove mulheres grávidas e um bebê recém-nascido. Os índios estavam tirando os peixes mortos com a mão. Pirillo completou lembrando que o Ibama segue fazendo vistoras diárias na região. Leia a matéria completa.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
2
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
3
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
4
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …
5
01:42
A nova decisão do STF e o futuro da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a partir de então os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção quando …
6
02:31
Atentado na Nova Zelândia: crimes transmitidos nas redes sociais
Mais um atentado terrorista chocou o mundo nesta sexta-feira, dia 15. Um atirador realizou ataques simuntâneos em duas mesquitas, deixando …
7
01:45
O lugar em que os atiradores de Suzano foram considerados heróis
Uma reportagem publicada nesta terça-feira, 14, pelo portal da Vice indica que os atiradores que invadiram a Escola Estadual Raul …
8
04:17
Últimas notícias sobre a tragédia em Suzano