Vauban: bairro na Alemanha é modelo de comunidade sustentável

Promovido por BASF

Por: Publi

Friburgo é conhecida desde a década de 1970 como a principal cidade ecológica da Alemanha. Por lá, energia solar, mobilidade, reciclagem e qualquer assunto que remeta a sustentabilidade é tratado de maneira séria e faz parte das políticas públicas da cidade.

O jovem bairro de Vauban segue a risca todos estes preceitos transformando suas casas em micro usinas capazes de gerar tanta energia elétrica que ultrapassam e muito seu consumo. O excedente é repassado à rede pública que em contrapartida devolve créditos aos moradores.

Ainda sobre a arquitetura das casas, todos os projetos são desenvolvidos a partir dos conceitos do bioclimatismo. Ou seja, as estações do ano e o ângulo do Sol são levados em consideração para que seja possível controlar a entrada de calor no Verão e uma maior iluminação no Inverno. Além de captar a água da chuva para irrigação de jardins e uso em vasos sanitários.

Se por aqui os carros são o meio de transporte predileto da população, em Vauban ele representa apenas 30% dos moradores, segundo dados de 2009. Os outros 70% preferem usar uma maneira mais verde de se locomover como bicicletas e os trams, bondes que andam sobre tapetes de grama.

Os moradores do bairro ainda reciclam 65% de seus resíduos, que são descartados separadamente em coletores espalhados pela cidade.

Joergens.mi@googlemail.com
Joergens.mi@googlemail.com
Joergens.mi@googlemail.com

Tem interesse por matérias sobre arquitetura sustentável e gostaria de debater o tema? A BASF, empresa química líder mundial, também quer fazer a sua parte e convida o leitor do Catraca Livre para discutir esse assunto no Creator Space™ online.

O programa de cocriação da BASF celebra os 150 anos da empresa e tem o objetivo de promover discussões que busquem soluções concretas para problemas ligados a alimento, energia e urbanidade.

Compartilhe:

1
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
2
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
3
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
4
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
5
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
6
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
7
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
8
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …