Vídeo ensina como sobreviver à abordagem de policiais e militares

O vídeo viralizou após Temer decretar uma intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro

Por: Redação Comunicar erro
O vídeo foi feito por três jovens negros

Após o presidente Michel Temer decretar uma intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, um vídeo que dá dicas de como sobreviver a uma abordagem indevida de policiais e militares viralizou nas redes sociais. O conteúdo, feito por três jovens negros, foi publicado no último sábado, 17, e já tinha mais de 1,8 milhão de visualizações no Facebook até o início da tarde desta segunda-feira, 19.

Segundo os três rapazes, por serem negros, estão mais vulneráveis a serem abordados por agentes de segurança. Entre as dicas, estão não andar sem documento e avisar sempre aos amigos para onde está indo. “Caso você seja parado e esteja em um ambiente público, por favor, grave com o seu celular. Ele ainda é o melhor e maior registro que a gente pode fazer”, afirma Edu Carvalho, repórter do site Favela da Rocinha.

“Em lugares públicos, evite o uso de furadeiras e guarda-chuva longo. Parece bobagem, mas muitas pessoas olham isso de longe e acham que são armas de fogo. Prefira guarda-chuvas pequenos que possam ser dobrados e colocados numa bolsa para evitar qualquer problema”, completa o youtuber Spartakus Santiago. A situação faz referência à morte de um morador do morro do Morro do Andaraí, na zona norte do Rio, em 2010, após um policial confundir uma furadeira com uma arma.

Outra dica, dada por AD Junior, do canal Descolonizando, consiste em levar cupom fiscal caso a pessoa esteja com algum objeto caro, pois “pode ser útil na hora da apreensão injusta e indevida”. No caso de alguma abordagem indevida, ele ainda ressalta: “Não faça movimentos bruscos e não afronte nenhum desses agentes”.

Assista ao vídeo:

  • Leia mais:
1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …