Últimas notícias:

Loading...

Vídeo ensina como sobreviver à abordagem de policiais e militares

O vídeo viralizou após Temer decretar uma intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro

Por: Redação
O vídeo foi feito por três jovens negros

Após o presidente Michel Temer decretar uma intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, um vídeo que dá dicas de como sobreviver a uma abordagem indevida de policiais e militares viralizou nas redes sociais. O conteúdo, feito por três jovens negros, foi publicado no último sábado, 17, e já tinha mais de 1,8 milhão de visualizações no Facebook até o início da tarde desta segunda-feira, 19.

Segundo os três rapazes, por serem negros, estão mais vulneráveis a serem abordados por agentes de segurança. Entre as dicas, estão não andar sem documento e avisar sempre aos amigos para onde está indo. “Caso você seja parado e esteja em um ambiente público, por favor, grave com o seu celular. Ele ainda é o melhor e maior registro que a gente pode fazer”, afirma Edu Carvalho, repórter do site Favela da Rocinha.

“Em lugares públicos, evite o uso de furadeiras e guarda-chuva longo. Parece bobagem, mas muitas pessoas olham isso de longe e acham que são armas de fogo. Prefira guarda-chuvas pequenos que possam ser dobrados e colocados numa bolsa para evitar qualquer problema”, completa o youtuber Spartakus Santiago. A situação faz referência à morte de um morador do morro do Morro do Andaraí, na zona norte do Rio, em 2010, após um policial confundir uma furadeira com uma arma.

Outra dica, dada por AD Junior, do canal Descolonizando, consiste em levar cupom fiscal caso a pessoa esteja com algum objeto caro, pois “pode ser útil na hora da apreensão injusta e indevida”. No caso de alguma abordagem indevida, ele ainda ressalta: “Não faça movimentos bruscos e não afronte nenhum desses agentes”.

Assista ao vídeo:

  • Leia mais: