Vídeo mostra como seria se os pais fossem cobrados como as mães

Por: Renata Penzani

Depois do sucesso do vídeo “Coisas que as mães estão cansadas de ouvir”, o canal DRelacionamentos lançou mais um vídeo que traz como foco a criação dos filhos. O vídeo “Se os pais fossem cobrados como as mães, como seria?“, o grupo de humor ironiza as frases que as pessoas frequentemente dizem às mulheres em relação à maternidade. São críticas e julgamentos que responsabilizam unicamente a mulher pelo cuidado com as crianças.

A proposta é mostrar na prática como algumas frases que as mulheres sempre ouvem, quando dirigidas ao homem, perdem completamente o sentido. “Você já vai voltar a trabalhar? E a sua filha?”, “Ela te ajuda tanto com o bebê! Aceita até trocar a fralda?” ou “Nossa, vocês homens nascem com instinto para a paternidade, é um dom. Mulher não tem jeito pra isso”.

“Nossa, você por aqui. Sua filha ficou com quem?”, ironiza uma das cenas do vídeo.

Afinal, se só parece “natural” para uma mulher escutar comentários desse tipo, é em função de toda uma construção desigual dos papéis dos homens e das mulheres na sociedade. Por isso, muito mais do que uma peça de humor, o vídeo é uma discussão sobre a distinção de gênero na divisão de cuidados do filho e uma crítica à imagem idealizada da maternidade. Assista:

Leia mais: