[VÍDEO] Os discursos mais inspiradores do Oscar 2016

Meio ambiente, feminismo, racismo e homofobia foram alguns dos temas abordados pelos artistas que ganharam os principais prêmios na cerimônia do Oscar, realizado neste domingo (28) nos Estados Unidos.

O Catraca Livre selecionou os discursos com as mensagens mais importantes e inspiradoras da noite. Confira nos vídeos abaixo:

Leonardo DiCaprio – Melhor Ator

“‘O Regresso’ foi sobre a relação do homem com a natureza, um mundo que teve em 2015 o ano mais quente já registrado. Nossa produção teve que se mudar para a parte mais ao sul do planeta só para achar neve. A mudança climática é real. Está acontecendo agora”, comentou. “É a ameaça mais urgente à nossa espécie, e precisamos trabalhar coletivamente e parar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes do mundo todo que não falam pelos grandes poluidores e grandes corporações, mas que falam por toda a humanidade, pelos povos indígenas do mundo, pelas bilhões e bilhões de pessoas desamparadas que serão as mais afetadas por isso, pelos nossos netos, e por essas pessoas que tiveram suas vozes afogadas pela ganância política”.

“Não tomemos este planeta como garantido. Eu não tomo esta noite como garantida”, finalizou.

https://www.youtube.com/watch?v=QJx0kxexPmc

Alejandro Iñarritu – Melhor Diretor

“Tenho muita sorte de estar aqui hoje, mas infelizmente muitos outros não tiveram a mesma sorte. Tem uma fala no filme em que Glass [personagem interpretado por DiCaprio] diz para seu filho mestiço: ‘Eles não te escutam, apenas veem a cor da sua pele’. Então, que maravilhosa oportunidade nossa geração tem de nos libertar de todo preconceito e desse pensamento tribal, e nos assegurar de uma vez por todas que a cor da pele seja tão irrelevante quanto o tamanho do nosso cabelo”.

https://www.youtube.com/watch?v=SzKJ3AM06M8

Sam Smith – Melhor Canção Original

“Eu li um artigo há alguns meses do Sir Ian McKellen e ele disse que nenhum homem abertamente gay havia ganhado um Oscar”, comentou. “Se este for o caso, mesmo que não seja, quero dedicá-lo à comunidade LGBT em todo o mundo. Estou aqui hoje como um homem gay orgulhoso e espero que todos possamos estar juntos como iguais um dia. Muito obrigado”.

https://www.youtube.com/watch?v=v66ML5J0e5E

Sharmeen Obaid-Chinoy – Melhor Documentário Curta-metragem

“A Girl in the River: The Price of Forgiveness”, de Sharmeen Obaid-Chinoy, aborda os chamados crimes de honra. Por ano, esse tipo de crime causa a morte de cerca de 1 mil mulheres no Paquistão. Veja o discurso da diretora: “Isso é o que acontece quando mulheres determinadas se reúnem. Nesta semana, o primeiro-ministro paquistanês disse que vai mudar a lei sobre crime de honra depois de ver este filme. Esse é o poder do cinema”, falou.

https://www.youtube.com/watch?v=6Xy1uZMwk5s