Virada Sustentável 2015: veja a programação cultural

Por: Redação | Comunicar erro

Imagine se no mundo houvesse um evento que unisse cultura e conhecimento em prol da sustentabilidade. Pois ele existe! Trata-se da Virada Sustentável, um projeto de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que têm em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade.

Em 2015, o evento acontece entre 26 e 30 de agosto, e conta com diversas atrações com entrada Catraca Livre. Dentre as atrações, estão show da cantora Céu em pleno Parque Villa-Lobos; shows infantis de Mawaca, Tiquequê, Banda Mirim, Palhaça Rubra, Pequeno Cidadão e Barbatuques na Praça Victor Civita; palestra de abertura da socióloga Saskia Sassen, no Auditório Ibirapuera e muito mais.

Céu toca no Disco Voador junto a Maria Gadú no dia 7/11. Foto: Reprodução
Céu toca no Disco Voador junto a Maria Gadú no dia 7/11. Foto: Reprodução
Barbatuques
Barbatuques
Mawaca
Mawaca
Palhaça Rubra
Palhaça Rubra
Pequeno Cidadão
Pequeno Cidadão

Confira abaixo a programação completa:

# Você e a cidade em equilíbrio: Intervenção artística e meditativa
A artista Marcia Aftimus, autora do livro ArtZen, realiza um painel de 4
metros. Considerado uma intervenção artística e meditativa, tem como objetivo
estimular o amor e a paz na cidade. Por isso, um espaço será montado em torno do painel para que as pessoas meditem enquanto a artista pinta. Além disso, no
sábado e domingo, das 10h às 12h, a meditação contará com a presença do músico sitarista Fábio Kidesh. No último dia de evento, a obra se transformará em 48 telas, assinadas pela artista e distribuídas ao público.
Data: de 27 a 30/08
Local: MCB
Responsável: Marcia Aftimus :: paulistana e publicitária, tendo direcionado a sua carreira para a ArtZen, método conhecido no exterior como meditative doodle.Especializando-se em escolas de arte e meditação em Nova York, India, Nepal, Tibet e Canadá, Marcia Aftimus é autora do livro “ArtZen – Cultivando a criatividade” e participou de outras intervenções artísticas como a chamada “O Outro”, no Masp, em São Paulo.

# Gastronomia Infantil (oficinas)
– CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (com tradução em libras)
Local: OCA
Horarios: 11h e 16h

-INTERVENÇÃO/OFICINA TRICô
Local: OCA
Horario: 11h as 16h

-OFICINA INFANTIL INCLUSIVA
Local: VARANDA
Horario: 10h e 12h

-BRINCADEIRAS
Local: Varanda
Horarios: 11h as 16h

-MOSTRA DE CINEMA
Local: Auditorio
Horarios: 10h, 12h, 14h e 16h

-Minichefs em ação
Nessa oficina de culinária, os participantes são convidados a elaborar juntos de maneira lúdica uma receita muito gostosa com alimentos naturais, aproveitando as partes que costumam ser descartadas mas que contêm muitas vitaminas (cascas, talos). Esta atividade visa a experiência do coletivo de forma prática onde todos brincam com a mão na massa. Por meio de dinâmicas lúdicas, os participantes serão convidados a refletir sobre o tema da nutrição. Iniciaremos trabalho de forma lúdica fazendo brincadeiras e jogos com o alimento natural – frutas, legumes, sementes e verduras. Depois serão propostas brincadeiras populares utilizando alimentos naturais. Dessa forma, as crianças terão a oportunidade de estar em contato direto podendo assim, ocorrer uma maior familiarização. Após este início, seguiremos juntos para a experiência da preparação da receita, uma grande criação coletiva. Esta parte será permeada histórias e curiosidades da alimentação contidas em livros.
Responsável: Grupo Desajuste
Local: Sala de Oficina
Horário: das 11h às 12h30
Data: 29/08
Local: Biblioteca Villa Lobos

# Show da Céu
Data: 30/08, às 16h
Local: Arena/palco Parque Villa Lobos

# Oficinas Parque da Juventude
Mais de 40 oficinas sobre permacultura, compostagem, horta, artes visuais, jogos etc.
Local: Parque Juventude
Data: 29 e 30/08, das 10h às 17h

# Reciclo
Abertura do projeto Reciclo Musical (público infantil – todos os shows tem tradução em libras e shake (plataforma vibratória para surdos), que ocupa a praça ate dezembro: Mawaca para crianças (29) e Tiquequê (30), às 16h. Até dezembro: 19/09 – Palhaça Rubra | 17/10 – Banda Mirim (ganhadores do prêmio APCA) | 21/11 – Pequeno Cidadão | 12/12 – Barbatuques
Local: Praça Victor Civita
Data: 29 e 30/08
Horário: 16h

# Matis
Utilizar o teatro como uma ferramenta para a educação de crianças com foco na sustentabilidade. Esse é o principal objetivo da 1a. Mostra Anual de Teatro Infantil Sustentável – a MATIS, lançada em São Paulo durante a quarta edição da Virada Sustentável (2014), no Parque da Água Branca. A MATIS acontecerá sempre em um final de semana por mês, até dezembro de 2015, em duas sessões diárias, aos sábados e domingos, às 11 horas e às 15 horas, além de uma sessão fechada na sexta-feira para grupos de escolas públicas. Todas as sessões contarão com tradução em libras.
Data: 28-30/08: Matis (teatro, público infantil, escolas, tradução áudio descrição para cegos e surdos)
Local: Espaço Cultural Tattersal | Parque da Água Branca

# Campanha Retalhos que aquecem
Alfredo Mendes recolhe retalhos pelas cidades (Alfredo Mendes ) e costura um vestido quilométrico, que vai ser retalhado e doado como cobertores para moradores de rua. Pauta: campanha para levarem os retalhos no beco do batman. Ele estará lá costurando esse vestido ao vivo. + infos e fotos: http://retalhosqueaquecem.blogspot.com.br/

# Roman, da Urban Farm
Falará sobre sobre empreendedorismo e intervenções na cidade (com foco no direito à cidade). Abordará o projeto de horta urbana, com peixes (aquaponia), em containers. https://www.youtube.com/watch?v=r-fHY43qLWs
Data: 28/08
Local: CCSP / Sala Adoniran

# CCSP :: Como virar sua cidade?
Destaque para ContAí (coletivos) + Roman, ações da Acupuntura Urbana com Simplifique sua cidade, LabCidade com Arte Fora do Museu e Mapas Afetivos, Conexão Cultural com exposição sobre Ocupação de espaço público e placemaking, A Batata Precisa de Você com oficina de mobiliário urbano, Muda Cultural com Artistas de Rua
Datas:28/08 a 30/08

# Encontro de Educadores Ambientais
– encontro educação, troca experiências, interação das escolas de SP e Barueri
Local: Parque da Previdência
Data: 29/08

# SP+Zen: Você e a cidade em equilíbrio
O SP+ZEN é um conjunto de palestras inspiracionais, nas quais cada convidado falará em 10 minutos sobre a temática do viver a cidade em equilíbrio. Teremos a participação especial (em vídeo) do Sri Prem Baba.
Data: 29/08
Local: Auditório MAM / Ibira
Horário: das 10h às 13h

# Pólos periferias: de sul a leste
Em 2015, a VS estará presente nos extremos leste e sul da cidade. A programação fica por conta do Imargem (zona sul) e Fundo Leste Sustentável (zona leste). Dentre shows, oficinas, rodas de conversa, saraus, os destaques são a mostra de teatro Humalada (https://www.youtube.com/watch?v=nRnlqVd2cXA); intervenção mural do artista plástico e agente marginal Mauro, na empena do CEU Três Lagos; e a programação especial do Arte e cultura na quebrada (https://www.facebook.com/Arteeculturanakebrada?fref=ts).

Para mais informações, acesse o site da Virada Sustentável

1 / 8
1
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
2
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
3
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
4
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
5
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
6
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
7
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
8
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …