Últimas notícias:

Loading...

Virada Sustentável: o que a cidade tem a dizer?

Durante a Virada, uma série de rodas de conversa acontece em vários pontos da cidade aborandoas ideias que podem transformar o local em que vivemos

Por: Redação
reprodução virada sustentável
E 1959, dezenas de ciclistas holandeses tomavam o metrô de Roterdã. O que São Paulo precisa fazer para criar uma cultura de transportes alternativos? Essa é uma das questões que vão ser levantadas nas rodas de conversa.

Personalidades que trabalham em diferentes áreas e que de alguma maneira contribuem para tornar São Paulo uma cidade melhor participarão neste ano do projeto Conta Aí, série de rodas de conversa que acontecem entre os dias 6 e 7 de junho, durante a terceira edição da Virada Sustentável. O objetivo é promover um bate-papo descontraído com essas pessoas, que compartilharão suas trajetórias de vida e atuação profissional com o público.

Entre os 100 nomes confirmados, estão o de transformadores como Wellington Nogueira (Doutores da Alegria), Ladislau Dowbor (PUC-SP), Marcos Lopes (Projeto Sonhar), Caco de Paula (Planeta Sustentável), Denis Russo Burgieman (Superinteressante), Natacha Costa (Aprendiz), Maria Alice Setubal (Cenpec), Mário Monzoni (GVCes), Natalia Garcia (Cidade para Pessoas), Rodrigo Bandeira (Cidade Democrática), Marcelo Furtado (Greenpeace), Ricardo Guimarães (Thymus), Ana Carla Fonseca (Garimpo de Soluções), Percival Caropreso (Setor 2 e 1/2), Pablo Capilé (Fora do Eixo) e Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil), entre outros.

Serão 18 rodas de conversa com 4 a 7 convidados cada uma, que acontecem em diferentes horários em locais como Escola São Paulo, HUB São Paulo, Centro Cultural Ruth Cardoso, Instituto Cervantes, FGV-SP e Centro Cultural São Paulo, entre outros (confira a programação em anexo). Confira abaixo a programação completa das rodas, separadas por localidade.

[tab:Escola São Paulo]

DIA 6 – MANHÃ – das 9h às 11h

ESP Rua Augusta, 2074 – Metro Consolação – Tel: 11.3060-3636

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Caco de Paula (Planeta Sustentável), Felipe Aragonez (CicloBR), José Bueno (Rios e Ruas), Wellington Nogueira (Doutores da Alegria) e Paulo Itacarambi (Instituto Ethos).

Caco de Paula – Jornalista há 30 anos, desde 2006, lidera o grupo criador da iniciativa multiplataforma Planeta Sustentável. Hoje dirige o núcleo dedicado ao Planeta Sustentável e à National Geographic Brasil. Caco é casado, tem três filhos e vive repetindo que acaba de trocar 35 anos de dedicação cega ao cigarro pela prática entusiasmada de natação no mar.

Felipe Aragonez – Diretor Presidente do Instituto CicloBR de Fomento à Mobilidade Sustentável. Trabalhou como bikerrepórter e hoje trabalha na rádio CBN.

José Bueno – Arquiteto, professor de Aikido, budocoach, palestrante, ciclista e artista diletante. Pode ser encontrado na sede do Dojo Harmonia, inspirando lideranças na arte de conduzir e ser conduzido, fluindo por Rios e Ruas ou pedalando pela cidade, papeando numa cafeteria ou entusiasmado por um novo projeto co-criativo. Mora num apartamento com varanda com Daia, Sofia e três gatos muito especiais: a Ziza, o Toró e a pequena Juju.

Wellington Nogueira – Inquieta mistura de palhaço, ator e empreendedor social, que circula pela vida com a missão pensar, levar e produzir alegria, seja em cinema, teatro, junto aos Doutores da Alegria . Mas o espetáculo de maior duração no qual já atuou foi em casa, com a família e com os amigos e com pessoas hospitalizadas.

Paulo Itacarambi – Engenheiro civil, mestre em administração pública e especialista em planejamento estratégico e coaching organizacional. Atual Diretor Executivo do Instituto Ethos de empresas e responsabilidade social, presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da empresa pública Anhembi Turismo e Eventos da Cidade S. Paulo. Foi fundador e conselheiro da ONG Instituto Polis.

DIA 6 – TARDE – das 15h às 18h

Escola São Paulo -Rua Augusta, 2074 – Metro Consolação – Tel: 11.3060-3636

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Leonardo Brant (Cemec + Magma 360), Juliana Gatti (Árvores Vivas), Bellô Monteiro (SOS Mata Atlântica), Marcus Nakagawa (Abraps) e Ladislau Dowbor (PUC-SP).

Leonardo Brant – Sócio-fundador do Cemec, presidente do Instituto Pensarte e diretor-executivo da Magma360, agrega em sua atuação multidisciplinar contribuições como empreendedor, ativista, pesquisador, consultor, gestor, escritor, documentarista, pensador, articulador de redes, jornalista e palestrante.

Juliana Gatti – Desde 2006 dedica-se ao estudo e pesquisas em arborização, ecologia urbana e principalmente conexões culturais da sociedade com a vegetação, árvores e natureza através do empreendimento que fundou, Árvores Vivas. Coleciona frutos, sementes, imagens inspiradoras e histórias das pessoas com as árvores. Tem paixão por fazer mais pessoas se apaixonarem pelas árvores!

Bellô Monteiro – Coordenador de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica. Representante da SOS Mata Atlântica no GT de Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo.

Ladislau Dowbor – Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, professor titular da PUC de São Paulo e consultor de diversas agências das Nações Unidas. Seus numerosos trabalhos sobre planejamento econômico e social estão disponíveis no site www.dowbor.org

Marcus Nakagawa – Sócio-diretor do Setor i, empresa de gestão integral para o terceiro setor, professor em pós-graduação e consultor em educação para sustentabilidade empresarial e idealizador da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade).

DIA 7 – MANHÃ – das 9h às 11h

Escola São Paulo – Rua Augusta, 2074 – Metrô Consolação – Tel: 11.3060-3636

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Renato Guimarães (Purpose), Luiz de Campos (Rios e Ruas), Marcos Lopes (Projeto Sonhar) e Fábio Azevedo de Almeida (CIES).

Renato Guimarães – Estrategista Sênior da Purpose, uma agência especializada na criação, incubação e lançamento de movimentos sociais. É jornalista e editor do blog SustentaNews.

Marcos Lopes – Cresceu no Parque Santo, militou no crime, foi auxiliar de estelionato, assaltante, traficante até o fim da primeira década de sua vida. Posteriormente, deixou o crime, formou-se em Letras, é professor, escreveu um romance (Zona de Guerra) e é mediador de conflitos, educador social e coordenador do Instituto Projeto Sonhar.

Fabio Azevedo de Almeida – Diretor do Projeto CIES – Centro de Integração de Educação e Saúde, médico e cirurgião geral pela UNIFESP, especialista em cirurgia geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

Luiz de Campos – Co-criador da iniciativa Rios e Ruas que promove expedições visando redescobrir a natureza de rios soterrados por ruas e construções, contribuindo para despertar uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano nos cidadãos paulistanos.

DIA 7 – TARDE – das 15h às 18h – 5

Escola São Paulo -Rua Augusta, 2074 – Metrô Consolação – Tel: 11.3060-3636

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Denis Russo Burgieman (Superinteressante/Vida Simples), Eduardo Lyra (Gerando Falcões), Fernanda Cabral (Imagina na Copa), Márcio Nigro (Caronetas) e Ricardo Ferraz (Boa Praça/TV Cultura).

Denis Russo Burgierman – Diretor de redação das revistas Superinteressante e Vida Simples e curador no TEDxSão Paulo e TEDxAmazônia. Escreveu, entre outros livros, “O Fim da Guerra” e “Piratas no Fim do Mundo”. Mantém o blog Mundo Novo, dá aulas na Escola de Inovação em Serviços (Eise) e é membro da Rede Pense Livre – Por uma Política de Drogas que Funcione. Ama São Paulo, mas não é correspondido.

Fernanda Cabral – Mineira de Ipatinga, é publicitária de formação, designer-pesquisadora de coração e tagarela de nascença. É também co-fundadora do Imagina na Copa, um projeto de mobilização de jovens para promover transformações sociais para o país.

Marcio Nigro – Engenheiro Naval formado pela Poli – USP, com especialização em logística e transportes. Fundou o Caronetas há dois anos e a solução foi premiada pela Universidade de Michigan como solução mundial de mobilidade urbana no Mobiprize 2012.

Ricardo Ferraz – Jornalista formado pela PUC-SP. Acredita que as praças de uma grande cidade precisam mais das pessoas do que as pessoas precisam de praças. Com essa premissa na cabeça, juntamente com outras pessoas, fundou o Movimento Boa Praça, um coletivo que atua para ocupar e requalificar espaços públicos na cidade.

Eduardo Lyra – Tem 24 anos, estudou jornalismo e descobriu que pode mudar o mundo escrevendo histórias inspiradoras. Escreveu o livro Jovens Falcões e faz parte do Global Shapers, desdobramento do Fórum Econômico Mundial que seleciona jovens líderes excepcionais, com menos de 30 anos, que possuem potencial para mudar o mundo. Fundou o projeto Gerando Falcões, onde atua nas escolas públicas do País, provando ao jovem pobre que todos, independentemente de condição social, histórico familiar, podem ser falcões. Com suas palestras, também tem levado criatividade e paixão às empresas brasileiras.

[tab:HUB São Paulo]

DIA 6 – MANHÃ – das 9h às 11h

HUB Rua Bela Cintra, 409 – Metrô Consolação – Tel: 11.3539-8574

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Natacha Costa (Cidade Escola Aprendiz), Matthew Shirts (National Geographic), Rebeca Lerer (Instituto Igarapé), Ana Borboleta (Arte na Casa), Felipe Lavignatti (Arte Fora do Museu) e Reinaldo Pamponet (ItsNoon).

Natacha Costa – Diretora Geral da Associação Cidade Escola Aprendiz. Seu foco é desenvolver o Bairro-escola como uma tecnologia social que visa transformar SP em uma cidade educadora onde os espaços sirvam para aprender e compartilhar e onde o direito ao desenvolvimento integral do indivíduo seja assumido como uma responsabilidade de todos.

Matthew Shirts – Redator-chefe da revista National Geographic Brasil e coordenador editorial do Planeta Sustentável, projeto que reúne 38 títulos da Editora Abril e um site próprio. Escreve crônicas para a revista Veja São Paulo.

Rebeca Lerer – Jornalista e trabalha em ONGs, movimentos sociais e redes de articulação desde os 19 anos, quando ingressou no movimento ambientalista. Atualmente é coordenadora de comunicação do Secretariado da Comissão Global de Políticas sobre Drogas.

Ana Borboleta – Realiza as Oficinas de Teatro do Oprimido em escolas municipais, instituições e entidades. No Projeto Arte na Casa desde 2009, tornou-se Ana Borboleta. Como uma eterna aprendiz, segue na luta por uma sociedade justa e igualitária para todos.

Reinaldo Pamponet Filho – Trabalha para uma virada econômica realmente sustentável e centrada na evolução humana.

Felipe Lavignatti – Jornalista com especialização em cultura, é um dos membros da Casa da Cultura Digital, onde coordena o Arte Fora do Museu e o Jornalismo Digital.org.

DIA 6 – TARDE- das 14h às 17h

HUB Rua Bela Cintra, 409 – MetrõConsolação – Tel: 11.3539-8574

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Evelyn Araripe (oGangorra), Letícia Sabino (SampaPé), Helena Magozo (educadora ambiental), Cláudia Mattos (ZYM) e Nabil Bonduki (vereador).

Leticia Leda Sabino – Tem 23 anos, é administradora de empresas e idealizadora do SampaPé!. Depois de uma temporada na Cidade do México, percebeu que não só era possível viver sem carro, como somente se deslocando a pé se podia experimentar realmente a cidade. Decidiu então fazer parte da solução e contagiar a facilitar a vida do máximo de pessoas possível para que elas também possa se deslocar de maneira mais consciente.

Helena C. Magozo – Gerente de Meio Ambiente na Cia City de Desenvolvimento. Há 30 anos na Prefeitura Municipal de São Paulo é psicóloga escolar, assistente de saúde e meio Ambiente.

Cláudia Mattos – Chef de cozinha do ZYM Café, alia sustentabilidade, saúde e sabor no desenvolvimento das receitas. Consultora gastronômica e terapeuta corporal, encontrou na gastronomia o modo de comunicar a importância da alimentação para que as pessoas possam ter uma vida harmoniosa, em conexão consigo mesmo e com o ambiente.

Nabil Bonduki – Vereador eleito pelo PT. Formulou o VAI – programa para a valorização de iniciativas culturais, criou a lei de apoio aos cinemas de rua e a lei de fomento à dança e coordenou a implementação da Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, um dos mais importantes instrumentos de política ambiental do país.

Evelyn Araripe – Jornalista por formação, educadora ambiental por especialização, empreendedora social por paixão e multiplicadora de tudo o que pode fazer as cidades serem lugares mais legais e divertidos de se viver. Junto com mais três amigos, lançou em 2013 oGangorra, um espaço de co-working colaborativo onde empresas, organizações e movimentos sociais constroem juntos soluções para a mobilidade urbana e o uso do espaço público de São Paulo.

DIA 7 – MANHÃ – das 9h às 11h

HUB Rua Bela Cintra, 409 – Metro Consolação – Tel: 11.3539-8574

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Maria Alice Setubal (Cenpec), Daniel Checchio (Rede Social do Centro), Mário Monzoni (GVCes), Rafael Bahia (Pimp My Carroça) e Gustavo Godoy (BijaRi) .

Maria Alice Setubal – Socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela e mestre em Ciência Política. Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Presidente do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e da Fundação Tide Setubal.

Daniel Checchio – Pastor evangélico há 23 anos na Comunidade Evangélica do Bixiga, líder comunitário e ativista ambiental no bairro da Bela Vista, fomentador da Rede Social do Centro, coordenador das ações Mutirão da Cidadania, Dia do Bem, Rua Cidadã, atualmente cursa Sociologia e Política na Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo.

Gustavo Godoy – Junto com 9 artistas e arquitetos, fundou o Grupo BijaRi para desenvolver coletivamente trabalhos de arte, intervenção, vídeo e design. Atualmente participa de exposições no Brasil e Exterior.

Rafael Bahia – Catador de sucatas e conhecedor das ruas paulistanas. Integra o movimento Pimp My Carroça.

Mario Monzoni – Formado em Administração de Empresas (FGV-EAESP), Mestre em Administração de Política Econômica pela School of International and Public Affairs (SIPA – Columbia University, Nova York, EUA), mestre em Finanças Públicas (FGV-EAESP) e doutor em Administração Pública e Governo (FGV-EAESP). Professor da FGV-EAESP, é coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP. Foi coordenador do Projeto Eco-Finanças da ONG Amigos da Terra-Amazônia Brasileira. É sócio da Venturas e Aventuras Turismo, operadora de ecoturismo.

DIA 7 – TARDE- das 15h às 18h

HUB Rua Bela Cintra, 409 – Metrô Consolação – Tel: 11.3539-8574

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Ana Rosa Colhado (Walking Gallery), Carlos R.V. Silva (Abrelpe), Cyra Malta (Pedal Verde), Kellen Ribas (Cicla Brasil) e Rodrigo Bandeira (Cidade Democrática).

Ana Rosa Colhado – Jornalista, morou 11 anos em Milão, Londres e Salvador, onde trabalhou com publicidade, gastronomia e turismo sustentável. Adora arte, tem interesse em urbanismo, especialmente em ocupação do espaço público.

Carlos Roberto Vieira da Silva Filho – Diretor Executivo da ABRELPE, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, Advogado, pós graduado em Direito Administrativo e Econômico, coordena programa de gestão de resíduos da ONU, também é o autor do livro “Resíduos Sólidos: o que diz a lei”.

Cyra Malta – Cidadã paulistana praticante da florestania e cicloativista. Formada em engenharia agronômica com mestrado em planejamento e desenvolvimento rural sustentável. Acredito na proposta de cidade educadora e de atuarmos para termos uma cidade saudável sustentável e justa.

Kellen Ribas – Trabalha desde 2007 no terceiro setor em organizações como Aliança Empreendedora, Solidarium, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, IPESA – Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais, SEBRAE e Fundação Stickel. Co-fundadora e diretora executiva da Cicla Brasil, foi reconhecida como Jovem Empreendedora Social pelo Prêmio Laureate Brasi 2012.

Rodrigo Bandeira de Luna – Diretor do Instituto Seva e da Enzima, organizações que promovem a aproximação de pessoas e organizações para o desenvolvimento de uma nova geração de projetos e ações com foco no atendimento integral das necessidades das pessoas de um território ou comunidade. Oferece cursos e palestras sobre Webcidadania e o Futuro Digital da Democracia e seu principal projeto é a plataforma digital de participação cidadã Cidade Democrática: um lugar onde cidadãos e entidades podem criar soluções inovadoras para questões públicas a partir da inteligência coletiva.

DIA 7 – NOITE – das 19h às 21h

HUB Rua Bela Cintra, 409 – Metrô Consolação – Tel: 11.3539-8574

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Fábio Souza (Senhor Sustentável), Clodoaldo Cajado (Parque Santo Dias), Carolina Costa (Minhas Plantas), Rodrigo Medeiros (Ação Educativa), Eric Thomas (Eco House) e Marianne Pinotti (Secretária Municipal da Pessoa com deficiência e Mobilidade Reduzida – a confirmar).

Marianne Pinotti – Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de São Francisco, e concluiu Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Foi Diretora do Departamento de Mastologia do Hospital Pérola Byington e Secretaria de Saúde do Município de Ferraz de Vasconcelos. É secretária da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) da Prefeitura de S. Paulo.

Fábio Souza – É um Laboratório Vivo de sustentabilidade atuando no Projeto Senhor Sustentável. “A terra é seu chão, o céu é seu teto e o universo sua casa. O sol, está dentro!” Vivendo com o que cabe em um mochila, conheceu assim a abundância da vida. Designer especializado na Inglaterra em soluções para os desafios globais, há 14 anos investiga o que é ‘SER Sustentável’ e como é possível, fazendo de sua vida diária o campo de prova.

Cloadoldo Cajado – Engenheiro florestal e músico ativista. Luta é para conscientizar e mobilizar a população , há cerca de vinte anos, para a importância da preservação do meio ambiente e as questões do negro e da mulher negra na sociedade. É ligado a ONGs e movimentos culturais e sociais em São Paulo e Minas Gerais. Faz shows e apresentações com sua banda de reggae nos quilombos e apoia novos talentos para o cenário musical.

Carolina Costa – Foi criada no interior, subindo em árvore, comendo fruta no pé, fazendo “bolinhos” de terra para alimentar as bonecas. Ao vir para São Paulo estudar, sentia falta do quintal cheio de plantas da minha mãe e se aventurou na jardinagem. Criou o portal Minhas Plantas e o Orquídea Sem Frescura, onde ensina as pessoas o cultivo e o carinho pelas plantas, assim como na Radio Globo.

Rodrigo Medeiros – Arte/educador e artista plástico das oficinas culturais, graduado em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, é coordenador Técnico do projeto Arte na Casa, da Ação Educativa.

Eric Thomas – Chef de cozinha, idealizador e proprietário da Eco House, conhecida como a primeira casa de eventos e restaurante sustentável da América Latina, modelo de sustentabilidade por priorizar a alta qualidade ambiental desde a construção, operação e a utilização de todos os seus recursos.

[tab:Instituto Cervantes – Auditório]

DIA 6 – TARDE – das 15h às 18h

IC Av. Paulista, 2439 – Metrô Consolação – Tel. 3897-9606

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Pablo Capilé (Fora do Eixo), Natália Garcia (Cidade para Pessoas), Élcio Torres (Projeto Azu), Evangelina Vormittag (Instituto Saúde e Sustentabilidade) e Fabrício Soler (Felsberg e Associados).

Evangelina Vormittag – Médica, especialista em sustentabilidade, idealizadora e fundadora do Instituto Saúde e Sustentabilidade. Atualmente dirige o Instituto e faz pós doutorado na Faculdade de Medicina da USP.

Natália Garcia – Jornalista especializada em planejamento urbano. Sua principal ferramenta de trabalho é uma bicicleta dobrável, a Dora, que usa para explorar os espaços públicos de São Paulo. Criou o Cidades para Pessoas, primeiro projeto jornalístico do Brasil a ser financiado por crowdfunding, com o qual percorreu 12 destinos pelo mundo em busca de ideias e projetos que tenham melhorado as cidades para seus habitantes.

Elcio Torres – Fundador do ateliê e Projeto Azu, coletivo de articuladores, artesãos e artistas, da região leste de São Paulo que atuam na comunidade Vila Nossa Senhora Aparecida, em Ermelino Matarazzo. Fundado no início de 2008, o grupo visa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural local, utilizando a arte como meio de reflexão sobre o espaço público urbano, sendo transporte para novas perspectivas para a transformação de território, buscando desenvolvimento econômico e sustentável da comunidade artística das periferias.

Fabrício Soler é advogado, sócio responsável pelo Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Felsberg e Associados, especialista em gestão ambiental e energia pela USP, MBA Executivo em Infraestrutura pela FGV, mestrando em Direito Ambiental pela PUC e consultor do Banco Mundial para questões envolvendo resíduos sólidos.

Pablo Capilé – É um dos articuladores do Fora do Eixo, rede socio-cultural de trabalhos colaborativos que conecta mais de 2.000 agentes, 27 estados brasileiros e 50 países da América Latina, e que nos últimos 10 anos, vem desenvolvendo tecnologias inovadoras, sociais e de gestão, na área da economia da cultura, por meio de práticas como a economia solidária, o midialivrismo e o compartilhamento livre de conhecimentos.

DIA 6 – NOITE – das 19h às 21h

IC Av. Paulista, 2439 – Metrô Consolação – Tel. 3897-9606

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Leonardo Sakamoto (ONG Repórter Brasil), Flavia Vivacqua (Nexo Cultural), Thiago Arruda (Mude o Mundo), Erika Gartner (Ex-gestora do Parque Ibirapuera), Jaime Prades (artista plástico), Demétrio Portugal (Ecoação/Matilha Cultural) e Txai Brasil (Músico).

Leonardo Sakamoto – Jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP, é coordenador da ONG Repórter Brasil. É blogueiro por portal UOL, escrevendo diariamente sobre direitos humanos.

Flavia Vivacqua – Artista e educadora, dedica-se a pesquisa de arte e ecologia desde 1998. Designer de processos colaborativos e sustentabilidade, tornou-se consultora com foco em desenvolvimento de territórios, com experiência em articulação e governança em rede social e resiliência comunitária e criativa. Fundou e dirige a NEXO CULTURAL Agência e CASA NEXO.

Thiago Arruda – Fundou a Câmara Brasileira de Incentivo à Cultura, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor, na qual idealizou o Movimento Mude o Mundo: Comece por Você!

Erika Gartner – Atuou nos Parques da Água Branca e Ibirapuera, investindo seus esforços na recuperação do patrimônio histórico, ambiental e na mediação de conflitos. Administrou a programação cultural da Oca durante cinco anos.

Txai Brasil – Empresário em Sustentabilidade, compositor e músico, atua em projetos de sustentabilidade há 20 anos, tendo sido consultor do PNUD, Banco Mundial, GIZ/MMA e palestrante nas conferencias de mudanças climáticas da ONU.

Demetrio Portugal – Pesquisa expressões artísticas inovadoras, de preferência as que ainda não foram compreendidas como arte. Acredita ser daí que nascem as boas conversas para percebermos e criarmos novos mundos possíveis. Como gestor, participou da criação e estruturação do ECOação Cultural e da Matilha (entre outros), que promovem o “fazer diferente” e a transformação social a partir da arte e da cultura.

Jaime Prades – Artista plástico, um dos pioneiros do movimento de grafitti art no Brasil, realizou inúmeras obras e exposições, tendo nos últimos anos se dedicado à pesquisa de novos materiais e novos significados para a relação entre o Homem e o Planeta, o que inclui o modo como nos relacionamos, como consumimos e como descartamos.

[tab:Aldeia Guarani Tenondé Porã]

DIA 7 – MANHÃ – PARELHEIROS – das 9h às 11h

Casa de Reza Opy da Aldeia Guarani , Estrada João Lang, 153 – Barragem (distrito de Parelheiros) Tel: 11.96413-6098

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Heitor Hermanno (Caravana Encantada) e Jorge Grinspum (Entretodos).

Heitor Hermanno – Designer de Sustentabilidade Formado pelo Gaia Education,Instrutor de Tantra Yoga, Gestor de Empreendimentos Ecológicos com Formação em Economia Solidária e Sistemas Cooperativos,Produtor cultural com atuação pelo Brasil realizando Encontros e Festivais, líder da Caravana Encantada, que realiza missões de conexão cultural de pessoas da cidade de São Paulo e região aos Encontros de Comunidades e Festivais Brasil afora.

Jorge Grinspum – Formado em Comunicação Social pela FAAP e mestrando na PUC-SP, professor de Jornalismo e Radio e TV, produtor cultural, tendo elaborado eventos de cinemas como o CineComentado e o Entretodos -Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos. É ligado aos movimentos de cicloativismo na cidade.

[tab:Fundação Getúlio Vargas – edifício de Economia]

DIA 7 –TARDE -das 15h às 18h

FGV Rua Itapeva, 474, 6º andar –Cerqueira César (metrô Trianon-MASP) Tel: 11.3799-3244

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa, com coordenação de Ademar Bueno (Rede Sinapse e FGV-SP), estão: Bruno Covas (Secretaria do Meio Ambiente – a confirmar), Ricardo Votolini (Ideia Sustentável), Thai Quang Nghiã (Goóc), Marcella Maria Thomaz (Endeavor) e Gilberto Natalini (vereador).

Bruno Covas – É casado e pai de um filho. Advogado, formado pela USP, e economista, formado pela PUC-SP, mestrando em Administração Pública pela FGV-SP. Foi deputado estadual em dois mandatos e é atualmente secretário estadual de Meio Ambiente.

Thai Quang Nghiã – Fundador da Goóc, marca de calçados, roupas e acessórios feitos de lonas e pneus reciclados. Com sua dedicação e determinação, ele conseguiu se estabelecer em um mercado extremamente competitivo e ainda ajuda de forma sustentável a levar o nome do Brasil como solução ao problema dos pneus no mundo.

Marcella Maria Thomaz – Formada em Direito, é advogada e colaboradora do Instituto Endeavor, Diretora da FIESP e conselheira/voluntária em mais de 10 instituições ligadas ao terceiro setor, entre elas a Fundação Dorina Nowill.

Gilberto Natalini – Médico e vereador, se dedica na Câmara Municipal a defender as questões ambientais, sempre com muita ética e seriedade. Com uma grande trajetória de ações em favor do meio ambiente, foi autor das leis que implantaram a utilização de água de reuso e a reciclagem/compostagem dos resíduos de podas de árvore, entre outras.

Ricardo Voltolini – Jornalista, consultor em sustentabilidade, idealizador da Plataforma Lideranças Sustentáveis e publisher da revista Ideia Sustentável.

[tab:Centro Ruth Cardoso]

DIA 7- MANHÃ – das 9h às 11h

Centro Ruth Cardoso

R. Pamplona, 1005 – Térreo – Edifício Ruth Cardoso

Tel.: 11-33724325

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Percival Caropreso (Setor 2 e ½), Flávia Moraes (FCM Consultoria), Paulina Chamorro (Rádio Eldorado), Janine Saponara (Lead Comunicação), Maria Zulmira (Planetária) e Vera Diegoli (Repórter Eco).

Percival Caropreso – “Mão na massa” no Terceiro Setor, trabalhando com ONGs, causas e movimentos socioambientais há 23 anos. Fundador da Setor 2 ½ , fusão estratégica entre o Segundo e o Terceiro Setor, entre o capital econômico, o capital social e o ambiental.

Flávia Moraes – Professora do Instituto de Economia curso Gestão da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social Corporativa da UNICAMP e Professora da FIA – Fundação Instituto de Administração –FEA – USP no curso de pós-graduação Análise, prevenção, detecção de riscos de fraudes empresarias – módulo Sustentabilidade e Ética.

Vera Diegoli – Jornalista, formada em Comunicações, foi uma das criadoras do Repórter Eco da TV Cultura de São Paulo. Integrou a equipe de cobertura de vários encontros internacionais, entre eles da Rio-92- Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em Johanesburgo

Paulina Chamorro – Coordenadora de meio ambiente e cidadania nas rádios Eldorado e EstadãoESPN, ambas do Grupo Estado. Também é apresentadora dos programas Planeta Eldorado, Planeta Estadão e Território Aventura, além de editora do blog Vias Alterlatinas, sobre sustentabilidade no continente sul-americano.

Janine Saponara – Especializada em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela USP/FIA/Ceats e pela FGV, fellow do Programa Elias do MIT (Boston) e diretora da Lead Comunicação.

Maria Zulmira de Souza (Zuzu) – Pioneira da mídia ambiental no país, a jornalista Maria Zulmira é uma das idealizadoras do Repórter Eco, da TV Cultura, primeiro telejornal brasileiro especializado em meio ambiente e qualidade de vida. Dirige a Planetária Soluções Sustentáveis.

DIA 7 – TARDE – das 15h às 18h

Centro Ruth Cardoso

R. Pamplona, 1005 – Térreo – Edifício Ruth Cardoso

Tel.: 11-33724325

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Luís Otávio Ribeiro (Catarse), Robson Mendonça (Bicicloteca), Eduardo Jorge (ex-secretário do Verde e Meio Ambiente), Ricardo Young (vereador) e Marcos Guzman (Green Sunset).

Eduardo Jorge Martins Sobrinho – Médico especializado em Saúde Pública, foi duas vezes secretário municipal de Saúde (1989-1990 e 2001-2002) e secretário municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) de 2005 a 2012, entre outras ocupações no setor público.

Ricardo Young – Pós-graduado em Administração de Empresas, integrou o PNBE – Pensamento Nacional de Bases Empresariais, e contribuiu para a criação do instituto PNBE, que desenvolveu o projeto “Minha rua minha casa”, para moradores de rua. Foi presidente do Instituto Ethos, iniciador do Pacto de Integridade de Combate à Corrupção, um dos disseminadores da Carta da Terra no Brasil e signatário do Manifesto “Brasil com S”. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável. Em 2012, foi eleito vereador da cidade de São Paulo pelo PPS.

Luís Otávio Ribeiro – Aos 22 anos de idade, é um dos responsáveis por dar início ao movimento de crowdfunding no Brasil, como uma das caras por trás do Catarse, que já ajudou a viabilizar mais de 500 projetos criativos no País.

Robson César Correia de Mendonça – Tem 64 anos, é gaúcho e viúvo, ex- agropecuarista de Alegrete e criou os projetos: Escritório de inclusão social, Bicicloteca, Pedal Social, Vou Trabalhar e Recomeçando Nova Vida, que funcionam no centro de São Paulo.

Marcos Guzman – Produtor cultural formado em comunicação social pelo Mackenzie, trabalha sobre três pilares: arte contemporânea, musica alternativa e tecnologia. Desenvolve, organiza e produz eventos de musica independente gratuitos, em locais públicos, praças, parques, museus e igrejas, onde o principal objetivo é promover o convívio e tolerância entre os mais diversos segmentos da sociedade, revelando pontos da cidade sob um novo aspecto e olhar e estimulando a revalorização do espaço urbano pelos próprios cidadãos.

[tab:Centro Cultural São Paulo]

DIA 7 – NOITE – das 19h às 22h Rua Vergueiro, 409. Tel: 11.3397-4002 – Metrô Vergueiro

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Carolina Tarrio (Boa Praça), Marcelo Furtado (Greenpeace), Lincoln Paiva (Mobilidade Verde), Ana Carla Fonseca (Garimpo de Soluções), Ricardo Guimarães (Thymus), Monica Picavea (Oficina da Sustentabilidade), Patrícia Arakaki (BM&FBovespa) e Rita Mendonça (Instituto Romã – por Skype).

Carolina Tarrío – Mora na zona Oeste de São Paulo e trabalha como jornalista. Há quatro anos, ajudou a fundar o Movimento Boa Praça, que procura mobilizar pessoas para ocupar e revitalizar as praças e espaços públicos da cidade. Desde então, conhece muitos de seus vizinhos, fez vários novos amigos e ganha sempre um “bom dia” ao sair de casa.

Marcelo Furtado – Trabalha para o Greenpeace há 23 anos. Coordenou a campanha internacional contra o comércio de lixo tóxico e projetos na área de de poluição industrial.Coordenou campanhas nas áreas de clima, energia, florestas, oceanos e organismos geneticamente modificados. Atualmente o diretor executivo da organização no Brasil.

Lincoln Paiva – Presidente da Green Mobility e do Instituto Mobilidade Verde, uma ONG sem fins lucrativos especializado em Mobilidade Urbana. É Curador da Virada Sustentável. Liderou diversas missões técnicas de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano em países europeus, Asiáticos e Latino-americanos.

Ricardo Guimarães – Criou a Thymus, uma consultoria estratégica para empresas que atuam em cenários em constante mudança. Considerado pioneiro na introdução do Branding como abordagem de gestão, é referência do tema.

Ana Carla Fonseca – Economista e Doutora em Urbanismo, consultora e palestrante em economia e cidades criativas em 26 países e diretora da Garimpo de Soluções.

Monica Picavea – Jornalista que atua com estratégias intersetoriais de desenvolvimento social. Fundou a Oficina da Sustentabilidade, que trabalha com projetos sócios ambientais para empresas e instituições.

Patrícia Arakaki – Tem deficiência visual parcial, o equivalente a 5%, trabalha com inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e pretende mostrar como interage com o mundo pela criatividade e sustentabilidade interior.

Rita Mendonça – Sócia fundadora do Instituto Romã (www.institutoroma.com.br), iniciativa voltada para o desenvolvimento humano por meio de vivências com a natureza e o diálogo. É presidente da Associação Brasileira de Vivências com a Natureza, organização do terceiro setor que milita pelo direito ao contato direto e sensível com a natureza.

[tab:Horta do Ciclista]

DIA 8 – MANHÃ – das 9h às 11h

Canteiro central da Av. Paulista, esquina com Bela Cintra – Metro Consolação – Tel. 11.98155-9703

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Cláudia Visoni (Hortelões Urbanos) e Ariel Kogan (Rede Nossa São Paulo).

Ariel Kogan – Coordenador do Programa Cidades Sustentáveis da Rede Nossa São Paulo, ativista e integrante de diversos grupos e redes ligados à sustentabilidade no Brasil.

Cláudia Visoni – Uma das fundadoras do grupo Hortelões Urbanos, é paulistana, jornalista e agricultora urbana. Desde a adolescência, pesquisa assuntos ligados à ecologia e ao consumo, buscando alternativas para viver bem economizando os recursos naturais.

[tab:Casa Jaya – Pinheiros]

DIA 7 – NOITE – das 19h às 21h

Casa Jaya – Rua Capote Valente, 305 Pinheiros (metrô Clínicas)

Tel. 2935-6987

Atividade: Roda de conversa |Conta Aí

Um bate papo descontraído com pessoas que estão, de diferentes maneiras, transformando São Paulo num lugar melhor para se viver. Nesta roda de conversa: Elisa Quartim (Embalagem Sustentável), Bruno Tataren(Atados), Daniel Pascalicchio (Mercado Apanã) e Wagner da Costa Ribeiro(Recursos Hídricos/USP).

Daniel Pascalicchio – Sócio do mercado Apanã, busca estimular fornecedores pequenos e locais, a se manter produzindo orgânicos. Exemplificará com histórias de produtores conhecidos, suas trajetórias e conquistas.

Elisa Quartim – Pesquisa sobre os aspectos socioambientais do design de embalagem de alimentos orgânicos. Empreende o “Embalagem Sustentável” no Twitter e Facebook.

Bruno Tataren – Um dos fundadores do Atados, um portal que conecta demanda e oferta de voluntariado. Ele abordará o senso de coletividade através de conexões geradas por atos voluntários.

Wagner da Costa Ribeiro – Professor Titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo. Obteve a Livre Docência em 2004. Foi coordenador do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados da USP entre 2008 e 2012.

Compartilhe: