Você sabe o que seu futuro presidente diz sobre educação?

Para qualificar seu voto, é fundamental ir direto na fonte de discurso de cada candidato: os planos de governo. Conheça os principais pontos!

Por: Portal Lunetas | Comunicar erro

As eleições presidenciais 2018 vêm aí e não vamos mentir: não está fácil ser eleitor neste contexto político atual. Mas uma coisa é certa: conhecer de perto as propostas de todos os candidatos e todas as candidatas é fundamental para qualificar o nosso voto no cargo mais alto da República brasileira. E não basta só acompanhar notícias e debates, é preciso ir diretamente na fonte de discurso.

O Lunetas avaliou o plano de governo de todos os candidatos, a partir de uma busca de alguns temas-chave: Infância, Criança, Educação e Educação infantil. O resultado foi esta reportagem, que pode funcionar como um rico material de consulta. São gráficos qualitativos e quantitativos, comparando o número de vezes que cada candidato menciona a palavra em questão, além de um resumo que explica de forma bem simplificada a abordagem dada ao assunto.

Como critério, consideramos os cinco presidenciáveis mais cotados em pesquisas de intenção de voto – Lula/Haddad, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes. A proposta, aqui, não é interpretar o discurso de cada candidato, e sim apresentar uma análise de dados de cada plano, observando quantas vezes os referidos temas aparecem nas propostas, em que contexto eles são apresentados e, dada a ordem em que aparecem, que grau de importância foi conferido a cada assunto.

A proposta é que os leitores observem de perto o que pensam seus futuros presidentes sobre o futuro da nação, e compartilhem com sua rede de convívio.

Confira a matéria na íntegra.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe:

Autor: Portal Lunetas

Um portal de jornalismo para famílias e interessados na temática da infância. Nele, você encontra reportagens, dicas de eventos culturais, brincadeiras e textos de opinião.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário lunetas da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …