5 técnicas infalíveis que ajudam aprimorar a memória

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Existem muitas técnicas de memória testadas e confiáveis. Algumas das quais criadas há décadas.

Mas diversos estudos investigam novas formas de manter nossa memória em forma.

memória
Crédito: simarik/iStockCientistas estão investigando novas formas de manter nossa memória em forma

A rede britânica BBC listou cinco técnicas recém-descobertas que podem ajudar a aprimorar sua memória.

1 – Ande de costas

Pesquisadores da Universidade de Roehampton, na Inglaterra, decidiram explorar a ligação em nossas mentes entre tempo e espaço para encontrar uma maneira de ajudar a nos lembrar melhor dos acontecimentos.

Eles mostraram às pessoas uma lista de palavras, um conjunto de fotos ou um vídeo em que uma mulher tem sua bolsa roubada. As pessoas foram instruídas a andar para frente ou para trás por dez metros em uma sala no tempo, de acordo com um metrônomo, um aparelho usado para marcar um andamento musical. Quando eles foram testados depois sobre o que lembravam do vídeo, das palavras e das imagens, em cada teste, quem caminhou para trás se lembrou mais.

2 – Faça um desenho

Que tal desenhar sua lista de compras em vez de escrever os itens? Pesquisa da Universidade de Waterloo, na Inglaterra, selecionou um grupo de jovens e idosos, que recebeu uma lista de palavras para aprender. Metade foi convidada a fazer um desenho de cada uma das palavras, enquanto a outra metade foi instruída a escrever as palavras enquanto as aprendiam.

Mais tarde, as pessoas foram testadas para ver de quantas palavras conseguiam se lembrar. Apesar de algumas palavras serem muito difíceis de desenhar, como “isótopo”, o ato de desenhar fez tanta diferença que os mais velhos se tornaram tão bons quanto os mais jovens em se recordar das palavras. O desenho ajudou até mesmo pessoas com demência.

3 – Exercite-se

O exercício físico regular gera um pequeno benefício geral, mas, se você quiser aprender algo específico, uma sessão intensa parece ser a ideal, porque ajuda a absorver novas informações, ao menos no curto prazo, segundo pesquisadores do Canadá e da Dinamarca.

4 – Não faça nada

Pesquisadores da Universidade do Missouri (EUA) selecionaram pessoas que tinham amnésia por causa de um derrame. O grupo recebeu uma lista de 15 palavras para memorizar e depois teve de fazer outra tarefa. Dez minutos depois, eles só conseguiam lembrar de 14% da lista original. Se ficassem em uma sala escura fazendo nada por 15 minutos, sua pontuação subia para 49%.

5 – Tire uma soneca

Se caminhar para trás, desenhar, fazer exercícios ou até mesmo fazer uma pausa parece ser muito difícil, que tal tirar uma soneca rápida?

O sono ajuda a consolidar nossas memórias ao reproduzir ou reativar informações que acabamos de aprender. ´É o que revela uma pesquisa da Universidade de Oldemburgo, na Alemanha. Os cientistas descobriram que, quando pessoas recebiam pares de palavras para memorizar, elas podiam se lembrar mais depois de um sono de até 90 minutos em comparação com quem assistiu a um filme.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
2
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural