Bolsonaro aposta no caos e prepara armadilha aos estudantes

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

O fato concreto e visível, sem nenhuma teoria da conspiração: Jair Bolsonaro está deliberamente provocando os estudantes e estimulando suas manifestações.

É uma aposta no caos. Motivo? Simples: ele quer arrumar um inimigo nas ruas imaginando que, assim, vai manter seus eleitores.

Prova? Está aí para todos verem. Em vez de acalmar, ele acirra os ânimos. Voltou a provocar neste sábado, 18. Disse que aquelas manifestações de rua são de “movimento do pessoalzinho aí que eu cortei verba”, “uma minoria que manda na escola” e que “nem sabe o que vai fazer na rua”.

Repetiu que eles são “idiotas úteis”. Afirmou que o “pessoal” dele esteve na rua e constatou que “a molecada” nem sabia o que estava fazendo em meios aos protestos.

Com isso, Bolsonaro provoca ódio — e ódio gera radicalização. Os estudantes e professores devem responder com uma lição de civilidade e maturidade. Não devem entrar nesse jogo.

Melhor coisa é debochar com elegância e mostrar a importância da educação, revelando o melhor de nossa produção acadêmica.

A imagem de provocar é o pior que pode acontecer para Bolsonaro: assim, ele se mostra um baderneiro. Mais: não deixar que os partidos, qualquer partido, tentem tirar proveito nas manifestações — é exatamente isso que ele quer.

Autor: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1 / 8
1
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
2
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural