Bolsonaro aposta no caos e prepara armadilha aos estudantes

Por: Gilberto Dimenstein Comunicar erro

O fato concreto e visível, sem nenhuma teoria da conspiração: Jair Bolsonaro está deliberamente provocando os estudantes e estimulando suas manifestações.

É uma aposta no caos. Motivo? Simples: ele quer arrumar um inimigo nas ruas imaginando que, assim, vai manter seus eleitores.

Prova? Está aí para todos verem. Em vez de acalmar, ele acirra os ânimos. Voltou a provocar neste sábado, 18. Disse que aquelas manifestações de rua são de “movimento do pessoalzinho aí que eu cortei verba”, “uma minoria que manda na escola” e que “nem sabe o que vai fazer na rua”.

Repetiu que eles são “idiotas úteis”. Afirmou que o “pessoal” dele esteve na rua e constatou que “a molecada” nem sabia o que estava fazendo em meios aos protestos.

Com isso, Bolsonaro provoca ódio — e ódio gera radicalização. Os estudantes e professores devem responder com uma lição de civilidade e maturidade. Não devem entrar nesse jogo.

Melhor coisa é debochar com elegância e mostrar a importância da educação, revelando o melhor de nossa produção acadêmica.

A imagem de provocar é o pior que pode acontecer para Bolsonaro: assim, ele se mostra um baderneiro. Mais: não deixar que os partidos, qualquer partido, tentem tirar proveito nas manifestações — é exatamente isso que ele quer.

Por: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1 / 8
1
04:16
Segredo de casa em Brasília envolve Eduardo Bolsonaro com blogueiro
O aluguel de uma casa em Brasília está cercada de mistério envolvendo o deputado Eduardo Bolsonaro. O cantor e compositor …
2
03:45
Articulador de Bolsonaro usa cocaína para atacar Jovem Pan e Greenwald
Quando Olavo de Carvalho conclamou a criação urgente de uma militância bolsonarista, coube a Allan dos Santos, do site Terça …
3
04:13
Olavo de Carvalho diz que o problema do Brasil não é a corrupção
Em um recente vídeo publicado nas redes sociais no domingo, dia 15, o guro do governo Jair Bolsonaro, o astrólogo …
4
03:23
Eduardo Bolsonaro será o embaixador mais caro da história do Brasil
Reportagem publicada na Folha de São Paulo nesta segunda-feira, 16, mostra que o esforço desesperado de Jair Bolsonaro para evitar …
5
05:04
Jornalista ‘canalha’ ensina interpretação de texto a Carlos Bolsonaro
Carlos Bolsonaro chamou jornalistas de ‘canalhas’, em novo post, no seu Twitter, nesta terça-feira, 10, após se justificar sobre seu …
6
03:50
Bolsonaro leva uma facada do seu filho Carlos no hospital
Enquanto começa a recuperação da cirurgia, Jair Bolsonaro vai ter que responder com urgência a facada que seu filho Carlos …
7
03:38
Aliança Bolsonaro, Edir Macedo e Silvio Santos vai acabar mal
A foto está em todos os lados: no jantar ontem no Palácio da Alvorada, Bolsonaro ao lado de Silvio Santos, …
8
02:40
A pornografia de Marcelo Crivella
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …