Bolsonaro usa fake news para justificar cortes na Petrobras

Para justificar os cortes no patrocínio de cultura da Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo com informações distorcidas.

O orçamento da Lei Rouanet é de cerca de R$ 1 bilhão por ano.
Créditos: Reprodução/Facebook
O orçamento da Lei Rouanet é de cerca de R$ 1 bilhão por ano.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais, o presidente citou projetos que não tiveram dinheiro da estatal. Entres eles o  longa-metragem “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de 2014, que conta uma história de amor homossexual, “Macaquinhos”, apresentado pela primeira vez em 2011 e criticada na internet por conter cenas de perscrutação anal, e “Lula, o Filho do Brasil”, de 2009.

Só que o vídeo compartilhado por Bolsonaro no Facebook e no Twitter é edição de uma matéria sobre o assunto veiculada pelo programa “Globo News em Pauta” na sexta-feira (19).

De acordo com a “Folha“, “além de inserir imagens dos projetos, alvos de polêmicas nos últimos anos, a montagem também subtrai da reportagem original uma entrevista com o cineasta Marco Audra sobre a importância dos incentivos fiscais para o mercado cinematográfico”.

Na legenda da publicação Bolsonaro escreveu que determinou a “revisão dos contratos vigentes e possibilidades futuras da Petrobras ligadas ao “setor que alguns dizem ser de cultura”.