Câmara anistia partidos que não apoiaram mulheres na política

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (2) a anistia aos partidos políticos que não tenham aplicado 5% do Fundo Partidário no incentivo à participação das mulheres na política até 2018.

Uma proposta do PT tentou retirar o trecho do projeto, mas foi derrotada no plenário.

Plenário da Câmara dos Deputados

O texto aprovado ontem também livra os partidos de pagar por irregularidades cometidas por ex-dirigentes, o que pode afetar ações de cobrança por desvios, inclusive as em curso.

A proposta foi do PSL, partido do presidente Bolsonaro e que está envolvido no escândalo das candidaturas laranjas.

Os parlamentares aprovaram também que os diretórios municipais que não prestaram contas e tiveram o CNPJ cancelado pela Receita Federal não precisarão pagar nada para reativá-los. A Receita cobra R$ 570 por diretório, o que daria quase R$ 70 milhões. Os inadimplentes não poderiam lançar candidatos.

O texto segue agora para aprovação no Senado

1 / 8
1
02:32
Datafolha explica as vaias que Bolsonaro recebeu no Maracanã
Dois pontos da pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira, 8, pela Folha, mostram a pior notícia para Jair Bolsonaro. E se não …
2
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
3
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
4
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
5
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
6
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
7
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
8
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO