Campanha de Natal de O Boticário emociona ao focar inclusão

Marca de cosméticos e produtos de beleza traz menino com deficiência auditiva para falar de união e amizade

Por: Redação | Comunicar erro

“Só fica na sala quem tem ensaio do coral”, diz a professora, na campanha de Natal de O Boticário. Só um aluno se levanta. E vai, sozinho, para um banco, onde recebe a partitura da música que a turma treina. Em casa, dança sem ninguém por perto e finge ser o maestro. Tudo fora da visão de colegas e família.

Essa campanha foi selecionada pelo “Causando”, do projeto Mestres da Criatividade, da Catraca Livre – elegemos as mais criativas publicidades com causa.

Campanha de Natal de O Boticário traz mensagem de inclusão
Crédito: Reprodução/YouTubeCampanha de Natal de O Boticário traz mensagem de inclusão

Mas, antes que você ache que a campanha criada pela AlmapBBDO fale de exclusão, o menino reaparece.

No palco, com os amiguinhos, “canta”, usando Libras (Língua Brasileira de Sinais), a música “Stand by Me”.

A canção, uma das mais regravadas do século 20, foi popularizada na voz de John Lennon.

O protagonista, Leonan Celestino do Nascimento, 10 anos, da comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, nasceu de um parto prematuro, fruto de uma suspeita de dengue da mãe ainda gestante. Foi diagnosticado com surdez com 1 ano de idade e frequenta a escola com auxílio de uma intérprete.

Os desenhos, no fim do vídeo, são de autoria do menino. Durante os intervalos do set de filmagens, Leonan passou a desenhar a história que representava frente às câmeras.

A equipe ficou impressionada com a narrativa construída pelo ponto de vista do menino. E decidiu criar uma versão estendida do filme – nada disso estava no script, segundo a agência.

A peça é um dos três filmes de Natal criados para a marca. Eles se desenvolvem em torno de um núcleo familiar ficcional, formado por personagens fixos e centrais.

“Rena”, a segunda peça da campanha, mostra a inusitada saída que a mãe encontra para realizar o pedido de presente de Natal do filho pequeno, para surpresa da família.

“Trigêmeas” apresenta a solução encontrada pelo pai para presentear as sobrinhas trigêmeas.

O Boticário tem tradição em campanhas que celebram a diversidade, com motes inclusivos e de cunho socioambiental.

Há dois anos, por exemplo, sua campanha para o Dia dos Namorados foi destaque por trazer um casal homossexual e tratar o assunto com naturalidade.

No Dia dos Pais deste ano, a marca de cosméticos e produtos de beleza deu destaque a uma família negra – que, na ocasião, foi alvo de ataques racistas.

Leia também: Campanha da Vivo pede para pessoas saírem do celular

Causando: a mais criativa publicidade brasileira contra o racismo

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