Cientista alerta: risco de câncer da aspirina e omeprazol

Essa notícia deve ser ser lida com muita por menos um motivo: foi publica na revista da Academia Americana de Dermatologia.
Para ser publicado em publicações desse nível científico, o artigo tem de trazer muitos dados, baseados em rigorosos testes.
Nesse caso foram analisado, entre 2004 e 2012, 80 mil pessoas que tiveram câncer e outro 1,5 milhão que não desenvolveu a doença.
O fato: remédios consumidos diariamente como omeprazol e aspiringa trazem risco de câncer.

Notícia da Catraca Livre

Um estudo dinamarquês publicado na revista científica “Journal of the American Academy of Dermatology” constatou que medicamentos clássicos como aspirina, hidroclorotiazida (HCT, diurético usado contra hipertensão), estatinas e omeprazol podem causar câncer e diabetes.

O uso de hidroclorotiazida, aliás, está associado à maior incidência de alguns tipos específicos da enfermidade.

Crédito: Getty Images/iStockphotoRemédios populares causam doenças graves

A conclusão que chegaram foi que há uma chance até 29% maior de incidência para carcinoma de célula basal e até três vezes maior para o carcinoma de células escamosas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os cânceres de pele afetam 165 mil pessoas e matam cerca de 2 mil pessoas ao ano no Brasil.

Compartilhe:

Autor: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1 / 8
1
02:30
Mestres da Criatividade: tatuagens de crochê são sucesso mundial
Ideias criativas de tatuagens, como essas deste vídeo, são apenas um exemplo de vários outros que você vai encontrar na …
2
02:07
Detentas grávidas emocionam nas redes
Detentas grávidas ganharam ensaio fotográfico em um presídio na Paraíba. Os books são disponibilizados para as famílias e eternizam belos …
3
01:40
Cadeira de rodas feita por estudantes muda a vida de uma criança
No estado de Minnesota, Estados Unidos, estudantes do ensino médio da escola Farmington High School criaram uma cadeira de rodas …
4
10:29
Antônio Fagundes: Uma aula de disciplina com criatividade
Quem não se lembra do Pedro da dupla de caminhoneiros "Pedro e Bino", da série "Carga Pesada" na Rede Globo? …
5
05:30
Grávida aos 41 depois 30 sessões de quimioterapia
Beleza contra o câncer. Um diagnóstico que ninguém quer ouvir. 5 anos de tratamento contra um câncer de mama agressivo. Mastectomia dupla. O namorado …
6
47s
Poder da imaginação: videos mostram as coisas mais criativas
Um homem paraplégico que voltou a andar. Tatuagens que devolveram a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia. E mil e uma …
7
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
8
09:15
A receita da paixão de Fernanda Montenegro
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …