Cientistas pedem proteção ambiental para comércio com Brasil

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Um grupo de 602 cientistas publicou uma carta na prestigiada revista “Science” pedindo que a União Europeia condicione o comércio com o Brasil à cumprimento de compromissos ambientais.

A região é o segundo maior parceiro comercial do Brasil.

Manifesto Science
Crédito: Reprodução 

No manifesto, o grupo pede também que sejam respeitados os direitos humanos, que o rastreamento da origem dos produtos seja aperfeiçoado e que seja implementado um processo participativo que ateste a preocupação ambiental da produção – com a inclusão de cientistas, formuladores de políticas públicas, comunidades locais e povos indígenas.

“Exortamos a União Europeia a fazer negociações comerciais com o Brasil sob as condições: a defesa da Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas; a melhora dos procedimentos para rastrear commodities no que concerne ao desmatamento e aos conflitos indígenas; e a consulta e obtenção do consentimento de povos indígenas e comunidades locais para definir estrita, social e ambientalmente os critérios para as commodities negociadas”, diz a carta veiculada no periódico científico.

O texto é assinado por cientistas de todos os 28 países-membros da UE. De acordo com a BBC, o teor da carta ecoa preocupações da Comissão Europeia, que há cerca de quatro anos vem estudando como suas relações comerciais impactam o clima mundial.

A pressão ocorre justamente na semana em que o comando do ICMBio (Instituto Chico Mendes) renunciou por discordar da decisão do Ministério do Meio Ambiente de juntar órgão com Ibama. O temor é de que a fiscalização de abusos diminua muito.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
2
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
3
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
4
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
5
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
6
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
7
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural
8
03:50
DITADURA PROVOCA GUERRA NAS REDES