CNBB cutuca governo Bolsonaro sobre encontro no Vaticano

Planalto quer conter o que considera um avanço da igreja católica na liderança da oposição ao governo

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Em resposta ao presidente Jair Bolsonaro sobre o Sínodo da Amazônia, que considera o encontro –que vai reunir 250 bispos no Vaticano, em outubro—uma agenda de esquerda, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou que o evento é “da Igreja para a Igreja”.

“É um evento, uma celebração da Igreja para a Igreja. É claro, da Igreja para a Igreja, envolve toda a questão da Pan-Amazônia: os povos, o meio ambiente, toda essa realidade certamente será abordada”, disse dom Leonardo, em vídeo divulgado pela CNBB.

Leia aqui a íntegra da nota de dom Leonardo.Amazônia

O Estadão revelou no domingo que o Planalto quer conter o que considera um avanço da igreja católica na liderança da oposição ao governo, como efeito da perda de protagonismo dos partidos de esquerda.

Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) confirmou que existe “preocupação funcional com alguns pontos da pauta” do evento e que parte dos temas “tratam de aspectos que afetam, de certa forma, a soberania nacional”.

O Sínodo sobre a Amazônia, que ocorrerá entre os dias 6 e 29 de outubro, vai discutir questões indígenas, condições dos povos ribeirinhos, políticas de desenvolvimento para a região e questões envolvendo meio ambiente e mudanças climáticas. Questões consideradas “agendas de esquerda” pelo governo Bolsonaro.

Segundo o Estadão, o governo quer ter representantes nas reuniões preparatórias para o encontro em Roma.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:07
Detentas grávidas emocionam nas redes
Detentas grávidas ganharam ensaio fotográfico em um presídio na Paraíba. Os books são disponibilizados para as famílias e eternizam belos …
2
01:40
Cadeira de rodas feita por estudantes muda a vida de uma criança
No estado de Minnesota, Estados Unidos, estudantes do ensino médio da escola Farmington High School criaram uma cadeira de rodas …
3
10:29
Antônio Fagundes: Uma aula de disciplina com criatividade
Quem não se lembra do Pedro da dupla de caminhoneiros "Pedro e Bino", da série "Carga Pesada" na Rede Globo? …
4
05:30
Grávida aos 41 depois 30 sessões de quimioterapia
Beleza contra o câncer. Um diagnóstico que ninguém quer ouvir. 5 anos de tratamento contra um câncer de mama agressivo. Mastectomia dupla. O namorado …
5
47s
Poder da imaginação: videos mostram as coisas mais criativas
Um homem paraplégico que voltou a andar. Tatuagens que devolveram a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia. E mil e uma …
6
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
7
09:15
A receita da paixão de Fernanda Montenegro
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
8
04:56
As cidades que viraram grafite
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …