CNBB cutuca governo Bolsonaro sobre encontro no Vaticano

Planalto quer conter o que considera um avanço da igreja católica na liderança da oposição ao governo

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Em resposta ao presidente Jair Bolsonaro sobre o Sínodo da Amazônia, que considera o encontro –que vai reunir 250 bispos no Vaticano, em outubro—uma agenda de esquerda, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou que o evento é “da Igreja para a Igreja”.

“É um evento, uma celebração da Igreja para a Igreja. É claro, da Igreja para a Igreja, envolve toda a questão da Pan-Amazônia: os povos, o meio ambiente, toda essa realidade certamente será abordada”, disse dom Leonardo, em vídeo divulgado pela CNBB.

Leia aqui a íntegra da nota de dom Leonardo.Amazônia

O Estadão revelou no domingo que o Planalto quer conter o que considera um avanço da igreja católica na liderança da oposição ao governo, como efeito da perda de protagonismo dos partidos de esquerda.

Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) confirmou que existe “preocupação funcional com alguns pontos da pauta” do evento e que parte dos temas “tratam de aspectos que afetam, de certa forma, a soberania nacional”.

O Sínodo sobre a Amazônia, que ocorrerá entre os dias 6 e 29 de outubro, vai discutir questões indígenas, condições dos povos ribeirinhos, políticas de desenvolvimento para a região e questões envolvendo meio ambiente e mudanças climáticas. Questões consideradas “agendas de esquerda” pelo governo Bolsonaro.

Segundo o Estadão, o governo quer ter representantes nas reuniões preparatórias para o encontro em Roma.

1 / 8
1
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
2
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural