Como usar a tatuagem contra o câncer

Por: Jacqueline Cordeiro | Comunicar erro

O drama de uma doença pode se transformar em arte e superação.

Tatuadores do mundo se uniram em uma ação para restabelecer a autoestima e aliviar as sequelas psicológicas de mulheres que enfrentaram o câncer.

Indo além do caráter estético e ritualístico das tatuagens, passaram a oferecer seus serviços para cobrir cicatrizes, recuperar auréolas de mamilos e redesenhar sobrancelhas e cílios perdidos durante o tratamento quimioterápico.

Ações como essa se multiplicam em vários estados no Brasil.

A Tatoo Week, considerada a maior convenção do mundo, se mobilizou em sua última edição e ofereceu tatuagem gratuita para mulheres afetadas pelo câncer.

Sobre tatuagens realizadas com esse novo propósito Rodrigo Catuaba, tatuador do Rio de Janeiro afirma:

“Uso uma técnica conhecida como realismo e aplico projeções de luz e sombra para dar o efeito 3D. É uma mistura de cores e formas. As mulheres saem daqui felizes e emocionadas, mas mal sabem que quem fica mais feliz sou eu. Nada é mais compensador do que ver essas mulheres refazendo as suas vidas, felizes, se aceitando, recuperando a autoestima. Esse é um trabalho que faço com o maior prazer e faço questão de não cobrá-lo”.

Na outra ponta dessas ações, os relatos são ainda mais tocantes.

Mulheres que passaram pelo traumatizante processo da doença e receberam as tatuagens, revelam as transformações ocorridas em suas vidas através da recuperação da autoestima e aceitação do próprio corpo.

“O trabalho ficou incrível! Quando me olhei no espelho, fiquei muito emocionada. Não é possível descrever o que senti. Achei que nunca fosse ver o meu corpo de volta em mim. A minha família, que – vejam só – nunca gostou muito de tatuagem, também não acreditava na perfeição do trabalho. Como disse no início, muitas pessoas, infelizmente, ainda marginalizam a tatuagem sem nem imaginar o que esse trabalho é capaz de fazer. No meu caso, foi a recuperação da minha autoestima e a possibilidade de poder me gostar novamente.”

Elaine Lopes, professora selecionada para o projeto “Uma Tatuagem Por Uma Vida Melhor”, do tatuador paraibano sediado em São Pauo, Miro Dantas.

Atitudes como essas mostram a força da união da criatividade com a solidariedade.

Autor: Jacqueline Cordeiro

1 / 8
1
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
2
05:30
Grávida aos 41 depois 30 sessões de quimioterapia
Beleza contra o câncer. Um diagnóstico que ninguém quer ouvir. 5 anos de tratamento contra um câncer de mama agressivo. Mastectomia dupla. O namorado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural