Damares defende aulas de abstinência sexual nas escolas

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Em entrevista à BBC News Brasil, a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) defendeu que a educação sexual nas escolas inclua a abstinência sexual.

Segundo a ministra, ao adiar o momento da primeira relação sexual, o jovem pode também evitar doenças como o HIV, por exemplo, e optar por um relacionamento com mais afeto.

Damares
Crédito: Reprodução/TVMinistra Damares Alves (Família) se apresentava como “mestre em educação” e em “direito constitucional e direito da família”. Reportagem da Folha mostrou que ela não tem nenhum desses títulos

“Já existem programas assim no Brasil de, por exemplo, “decidi esperar”. Existem alguns projetos no Brasil mais para retardar o início da relação sexual. Inclusive são citados estudos que falam que se eu retardo um ano o início da relação sexual dessa menina, eu posso salvar a vida dela”, disse.

Damares afirmou ainda que existe em curso no país uma “pressão social” para que as meninas afirmem ser bissexuais e que isso afeta a identidade e a saúde psicológica da criança, provocando até tentativas de suicídio.

A ministra disse também que filhos de homossexuais não podem ser discriminados.

Popeye e Frozen

Damares  ainda explicou a polêmica fala sobre a princesa Frozen, da Disney.

Quando questionada a respeito da cobertura da mídia sobre a declaração de que a Elza seria lésbica, Damares fez questão de reiterar que não foi só da princesa que ela falou. “Mas não falaram do Pica-Pau, não falaram do Tio Patinhas, não falaram do Popeye. Eu sou educadora e como educadora eu sempre questionei o excesso da exposição das crianças ao desenho animado”, argumentou.

damares popeye
Crédito: reproduçãoMinistra Damares surpreende e faz crítica construtiva contra o desenho Popeye

Com relação ao Popeye, em específico, Damares se posicionou contra o machismo que existe na animação. “[Eu questionava] o Popeye e a Olivia e o Brutus, e como eles lutavam por aquela mulher. Ela era esticada, ela era um objeto e eu questionei tudo aquilo naquela época [quando era criança]”, declarou a ministra.

De fato, Popeye é um desenho muito machista. É a forma mais arcaica de como dois machos-alfa tentam conquistar uma mulher: a partir da violência.

1 / 8
1
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
2
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural