Damares defende aulas de abstinência sexual nas escolas

Por: Gilberto Dimenstein Comunicar erro

Em entrevista à BBC News Brasil, a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) defendeu que a educação sexual nas escolas inclua a abstinência sexual.

Segundo a ministra, ao adiar o momento da primeira relação sexual, o jovem pode também evitar doenças como o HIV, por exemplo, e optar por um relacionamento com mais afeto.

Damares
Crédito: Reprodução/TVMinistra Damares Alves (Família) se apresentava como “mestre em educação” e em “direito constitucional e direito da família”. Reportagem da Folha mostrou que ela não tem nenhum desses títulos

“Já existem programas assim no Brasil de, por exemplo, “decidi esperar”. Existem alguns projetos no Brasil mais para retardar o início da relação sexual. Inclusive são citados estudos que falam que se eu retardo um ano o início da relação sexual dessa menina, eu posso salvar a vida dela”, disse.

Damares afirmou ainda que existe em curso no país uma “pressão social” para que as meninas afirmem ser bissexuais e que isso afeta a identidade e a saúde psicológica da criança, provocando até tentativas de suicídio.

A ministra disse também que filhos de homossexuais não podem ser discriminados.

Popeye e Frozen

Damares  ainda explicou a polêmica fala sobre a princesa Frozen, da Disney.

Quando questionada a respeito da cobertura da mídia sobre a declaração de que a Elza seria lésbica, Damares fez questão de reiterar que não foi só da princesa que ela falou. “Mas não falaram do Pica-Pau, não falaram do Tio Patinhas, não falaram do Popeye. Eu sou educadora e como educadora eu sempre questionei o excesso da exposição das crianças ao desenho animado”, argumentou.

damares popeye
Crédito: reproduçãoMinistra Damares surpreende e faz crítica construtiva contra o desenho Popeye

Com relação ao Popeye, em específico, Damares se posicionou contra o machismo que existe na animação. “[Eu questionava] o Popeye e a Olivia e o Brutus, e como eles lutavam por aquela mulher. Ela era esticada, ela era um objeto e eu questionei tudo aquilo naquela época [quando era criança]”, declarou a ministra.

De fato, Popeye é um desenho muito machista. É a forma mais arcaica de como dois machos-alfa tentam conquistar uma mulher: a partir da violência.

1 / 8
1
02:47
‘Gabinete do ódio’ de Bolsonaro gera crise entre seus filhos
No discurso para seu público, Jair Bolsonaro culpa a “grande imprensa” como a principal responsável pelo derrocada de sua popularidade …
2
04:16
Segredo de casa em Brasília envolve Eduardo Bolsonaro com blogueiro
O aluguel de uma casa em Brasília está cercada de mistério envolvendo o deputado Eduardo Bolsonaro. O cantor e compositor …
3
03:45
Articulador de Bolsonaro usa cocaína para atacar Jovem Pan e Greenwald
Quando Olavo de Carvalho conclamou a criação urgente de uma militância bolsonarista, coube a Allan dos Santos, do site Terça …
4
04:13
Olavo de Carvalho diz que o problema do Brasil não é a corrupção
Em um recente vídeo publicado nas redes sociais no domingo, dia 15, o guro do governo Jair Bolsonaro, o astrólogo …
5
03:23
Eduardo Bolsonaro será o embaixador mais caro da história do Brasil
Reportagem publicada na Folha de São Paulo nesta segunda-feira, 16, mostra que o esforço desesperado de Jair Bolsonaro para evitar …
6
05:04
Jornalista ‘canalha’ ensina interpretação de texto a Carlos Bolsonaro
Carlos Bolsonaro chamou jornalistas de ‘canalhas’, em novo post, no seu Twitter, nesta terça-feira, 10, após se justificar sobre seu …
7
03:50
Bolsonaro leva uma facada do seu filho Carlos no hospital
Enquanto começa a recuperação da cirurgia, Jair Bolsonaro vai ter que responder com urgência a facada que seu filho Carlos …
8
03:38
Aliança Bolsonaro, Edir Macedo e Silvio Santos vai acabar mal
A foto está em todos os lados: no jantar ontem no Palácio da Alvorada, Bolsonaro ao lado de Silvio Santos, …