Demitido sobre ministro da Educação: incompetente e descontrolado

Por: Redação | Comunicar erro

Um demitido saiu atirando – e mostrando até onde vai a crise interminável no Ministério da Educação.
Incompetente e sem controle emocional – é assim que Marcus Vinicius Rodrigues, demitido do Ministério da Educação, classificou o ministro Ricardo Vélez Rodrigues.
Ele foi demitido do Inep, responsável, entre outras coisas, pelo exame do Enem.
Motivo:a portaria suspendendo a avaliação da alfabetização.
A decisão tem ampla repercussão. Foi revogada no dia seguinte.
Mas, segundo Marcus, o motivo foi apenas um pretexto.
O pedido de suspensão foi feito, segundo ele, pelo do secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, muito próximo a Vélez.
Ou seja, o ministro deveria, na sua opinião, saber da decisão.
Trecho da entrevista ao O Globo:

O senhor acha então que a demissão foi um ato injusto para dar uma satisfação em meio à polêmica?

A minha demissão não foi uma injustiça. Foi um ato de incompetência gerencial de um ministro que não tem poder de gestão, não tem controle emocional para dirigir a Educação do Brasil. Pesou o fato de eu ser ligado à ala militar; de ser amigo do grande profissional que é o (Antonio Flávio) Testa (sociólogo que trabalhou desde a campanha e foi dispensado por Veléz durante a transição após um desentendimento). E pesou o fato de termos um modelo de gestão aplicada no Inep muito destoante do que vem sendo aplicado no MEC.

O ministro tem competência para ocupar o cargo atual?

É uma pessoa do bem, tem boa vontade. Mas o ministro Ricardo é gerencialmente incompetente. Ele não tem conhecimento de gestão, além de não ser um educador. Isso faz com que ele não consiga gerenciar o dia a dia em um governo tão importante, que está tentando recuperar o Brasil.

1 / 8
1
02:32
Datafolha explica as vaias que Bolsonaro recebeu no Maracanã
Dois pontos da pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira, 8, pela Folha, mostram a pior notícia para Jair Bolsonaro. E se não …
2
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
3
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
4
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
5
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
6
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
7
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
8
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO