Deputada chilena compara Bolsonaro a Hilter

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

A deputada chilena Carmen Hertz, do Partido Comunista, afirmou que, ‘juntar-se hoje com Bolsonaro é como juntar-se a Hitler de 1936“.

“Não é possível para as pessoas democráticas se sentar com um assunto que é justamente um perigoso fascista que glorificou os crimes contra a humanidade e encoraja a tortura como um elemento de coexistência “, disse a deputada.

Em resposta a esse tuíte, o acadêmico chileno Robert Funk disse que Bolsonaro é “populista, racista, homofóbico, misógino, autoritário. E isso se a pessoa levanta de bom humor. Mas existem muitas maldades antes de se chegar a Hitler e seria bom ter cuidado (com comparações)”.

O presidente do Brasil desembarcou no fim da tarde desta quinta-feira (21) em Santiago para uma série de encontros com outros líderes regionais para discutir a criação do Prosul.

A visita ao Chile, porém, está gerando forte polêmica no país.

De um lado, a oposição chilena, que tem maioria no Congresso, e entidades de direitos humanos rejeitam a visita de Bolsonaro por conta de declarações elogiando o ditador Augusto Pinochet, feitas durante a campanha presidencial.

Bolsonaro no Chile
Crédito: Marcos Corrêa/PRColetiva à Imprensa após desembarque no Aeroporto Internacional de Santiago, Chile. Foto: Marcos Corrêa/PR

De outro está o anfitrião, o presidente Sebastián Piñera, de centro-direita, e parlamentares da base governista, que veem a visita como uma forma importante de aproximar os dois países.

Em entrevista à BBC, o presidente do Senado chileno, Jaime Quintana Leal, disse que ‘admiradores de Pinochet não são bem-vindos no Chile’.

Quintana se recusou a participar do almoço oferecido pelo governo chileno a Bolsonaro.

Nas redes sociais, o parlamentar chileno já havia justificado que não participaria do almoço por causa de posicionamentos de Bolsonaro contra minorias sexuais, mulheres e indígenas.

“Participar de uma atividade de homenagem a ele (Bolsonaro), atingiria muitas pessoas de nosso país que se sentem prejudicadas por suas declarações”.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:30
Mestres da Criatividade: tatuagens de crochê são sucesso mundial
Ideias criativas de tatuagens, como essas deste vídeo, são apenas um exemplo de vários outros que você vai encontrar na …
2
02:07
Detentas grávidas emocionam nas redes
Detentas grávidas ganharam ensaio fotográfico em um presídio na Paraíba. Os books são disponibilizados para as famílias e eternizam belos …
3
01:40
Cadeira de rodas feita por estudantes muda a vida de uma criança
No estado de Minnesota, Estados Unidos, estudantes do ensino médio da escola Farmington High School criaram uma cadeira de rodas …
4
10:29
Antônio Fagundes: Uma aula de disciplina com criatividade
Quem não se lembra do Pedro da dupla de caminhoneiros "Pedro e Bino", da série "Carga Pesada" na Rede Globo? …
5
05:30
Grávida aos 41 depois 30 sessões de quimioterapia
Beleza contra o câncer. Um diagnóstico que ninguém quer ouvir. 5 anos de tratamento contra um câncer de mama agressivo. Mastectomia dupla. O namorado …
6
47s
Poder da imaginação: videos mostram as coisas mais criativas
Um homem paraplégico que voltou a andar. Tatuagens que devolveram a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia. E mil e uma …
7
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
8
09:15
A receita da paixão de Fernanda Montenegro
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …