Deputada chilena compara Bolsonaro a Hilter

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

A deputada chilena Carmen Hertz, do Partido Comunista, afirmou que, ‘juntar-se hoje com Bolsonaro é como juntar-se a Hitler de 1936“.

“Não é possível para as pessoas democráticas se sentar com um assunto que é justamente um perigoso fascista que glorificou os crimes contra a humanidade e encoraja a tortura como um elemento de coexistência “, disse a deputada.

Em resposta a esse tuíte, o acadêmico chileno Robert Funk disse que Bolsonaro é “populista, racista, homofóbico, misógino, autoritário. E isso se a pessoa levanta de bom humor. Mas existem muitas maldades antes de se chegar a Hitler e seria bom ter cuidado (com comparações)”.

O presidente do Brasil desembarcou no fim da tarde desta quinta-feira (21) em Santiago para uma série de encontros com outros líderes regionais para discutir a criação do Prosul.

A visita ao Chile, porém, está gerando forte polêmica no país.

De um lado, a oposição chilena, que tem maioria no Congresso, e entidades de direitos humanos rejeitam a visita de Bolsonaro por conta de declarações elogiando o ditador Augusto Pinochet, feitas durante a campanha presidencial.

Bolsonaro no Chile
Crédito: Marcos Corrêa/PRColetiva à Imprensa após desembarque no Aeroporto Internacional de Santiago, Chile. Foto: Marcos Corrêa/PR

De outro está o anfitrião, o presidente Sebastián Piñera, de centro-direita, e parlamentares da base governista, que veem a visita como uma forma importante de aproximar os dois países.

Em entrevista à BBC, o presidente do Senado chileno, Jaime Quintana Leal, disse que ‘admiradores de Pinochet não são bem-vindos no Chile’.

Quintana se recusou a participar do almoço oferecido pelo governo chileno a Bolsonaro.

Nas redes sociais, o parlamentar chileno já havia justificado que não participaria do almoço por causa de posicionamentos de Bolsonaro contra minorias sexuais, mulheres e indígenas.

“Participar de uma atividade de homenagem a ele (Bolsonaro), atingiria muitas pessoas de nosso país que se sentem prejudicadas por suas declarações”.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:32
Datafolha explica as vaias que Bolsonaro recebeu no Maracanã
Dois pontos da pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira, 8, pela Folha, mostram a pior notícia para Jair Bolsonaro. E se não …
2
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
3
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
4
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
5
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
6
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
7
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
8
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO