Deputados querem acabar com cota de candidatas mulheres

Por: Gilberto Dimenstein Comunicar erro

O escândalo do “laranjal do PSL” escancarou de vez o machismo que impera no Congresso.

Dois projetos querem acabar com a cota para candidatas mulheres. Atualmente os partidos são obrigados por lei a destinar ao menos 30% das vagas e recursos a candidatas.

De acordo com reportagem da “Folha“, o primeiro projeto quer acabar com o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o chamado fundo eleitoral. O outro extingue o percentual mínimo de candidatas.

Conresso
Crédito: Agência Câmara 

Se aprovados até outubro, podem já valer para as eleições municipais de 2020, segundo o jornal.

Não causará espanto se os projetos forem aprovados pela Câmara e pelo Senado.

O deputado Major Olímpio (PSL-SP) é o autor do projeto que acaba com o fundo eleitoral. Ele é justamente do partido que é acusado de usar candidaturas laranjas. O caso foi revelado pela “Folha“.

“No momento em que se estabeleceu o percentual de 30% para as mulheres, está claro agora que acabaram sendo conduzidos recursos para mulheres sem grande potencial eleitoral que servissem justamente de guarda-chuva para as campanhas dos marmanjos”, disse o parlamentar à Folha.

Já o senador Angelo Coronel (PSD-BA é o responsável pelo projeto que acaba com a cota de mulheres. O parlamentar justifica que a “participação feminina nas últimas eleições não se mostrou diferente do patamar histórico”.

“Parto do princípio que as mulheres querem ter igualdade com os homens. Se querem igualdade, não precisa ter cota”.

O pior é que no congresso há mulheres que concordam com senador.

1
02:21
Polícia Federal revela fraude do PSL
Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta terça-feira, 15, em endereços ligados ao deputado federal …
2
02:44
Carta da prisão mostra suposto mandante da facada de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo na internet afirmando ter recebido uma carta com o nome do suposto mandante …
3
03:35
Assessor de Bolsonaro chama Coringa de esquerdista sem Deus
O filme do inimigo do Batman chegou definitivamente para colocar mais lenha na fogueira das discussões políticas. Que o diga …
4
02:46
Bolsonaro vai ter de engolir a Folha de S.Paulo sem água
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a Polícia Federal (PF) indiciou o ministro do Turismo, Marcelo …
5
02:43
Bolsonaro briga com novos métodos medicinais
A proposta que visa liberar o cultivo da maconha medicinal no Brasil segue em discussão na Anvisa (Agência Nacional de …
6
02:42
A novela de Adélio Bispo ganha um novo aliado
Mal assumiu o cargo de procurador-geral da República, Augusto Aras já mostra estar alinhado com Jair Bolsonaro ao aderir à …
7
02:49
Entenda por que Lula não quer sair da cadeia
O ex-presidente Lula reafirmou nesta segunda-feira, dia 30, que não vai aceitar a proposta feita pela força-tarefa da Operação Lava-Jato …
8
02:47
‘Gabinete do ódio’ de Bolsonaro gera crise entre seus filhos
No discurso para seu público, Jair Bolsonaro culpa a “grande imprensa” como a principal responsável pelo derrocada de sua popularidade …