Deputados querem acabar com cota de candidatas mulheres

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

O escândalo do “laranjal do PSL” escancarou de vez o machismo que impera no Congresso.

Dois projetos querem acabar com a cota para candidatas mulheres. Atualmente os partidos são obrigados por lei a destinar ao menos 30% das vagas e recursos a candidatas.

De acordo com reportagem da “Folha“, o primeiro projeto quer acabar com o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o chamado fundo eleitoral. O outro extingue o percentual mínimo de candidatas.

Conresso
Crédito: Agência Câmara 

Se aprovados até outubro, podem já valer para as eleições municipais de 2020, segundo o jornal.

Não causará espanto se os projetos forem aprovados pela Câmara e pelo Senado.

O deputado Major Olímpio (PSL-SP) é o autor do projeto que acaba com o fundo eleitoral. Ele é justamente do partido que é acusado de usar candidaturas laranjas. O caso foi revelado pela “Folha“.

“No momento em que se estabeleceu o percentual de 30% para as mulheres, está claro agora que acabaram sendo conduzidos recursos para mulheres sem grande potencial eleitoral que servissem justamente de guarda-chuva para as campanhas dos marmanjos”, disse o parlamentar à Folha.

Já o senador Angelo Coronel (PSD-BA é o responsável pelo projeto que acaba com a cota de mulheres. O parlamentar justifica que a “participação feminina nas últimas eleições não se mostrou diferente do patamar histórico”.

“Parto do princípio que as mulheres querem ter igualdade com os homens. Se querem igualdade, não precisa ter cota”.

O pior é que no congresso há mulheres que concordam com senador.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:30
Mestres da Criatividade: tatuagens de crochê são sucesso mundial
Ideias criativas de tatuagens, como essas deste vídeo, são apenas um exemplo de vários outros que você vai encontrar na …
2
02:07
Detentas grávidas emocionam nas redes
Detentas grávidas ganharam ensaio fotográfico em um presídio na Paraíba. Os books são disponibilizados para as famílias e eternizam belos …
3
01:40
Cadeira de rodas feita por estudantes muda a vida de uma criança
No estado de Minnesota, Estados Unidos, estudantes do ensino médio da escola Farmington High School criaram uma cadeira de rodas …
4
10:29
Antônio Fagundes: Uma aula de disciplina com criatividade
Quem não se lembra do Pedro da dupla de caminhoneiros "Pedro e Bino", da série "Carga Pesada" na Rede Globo? …
5
05:30
Grávida aos 41 depois 30 sessões de quimioterapia
Beleza contra o câncer. Um diagnóstico que ninguém quer ouvir. 5 anos de tratamento contra um câncer de mama agressivo. Mastectomia dupla. O namorado …
6
47s
Poder da imaginação: videos mostram as coisas mais criativas
Um homem paraplégico que voltou a andar. Tatuagens que devolveram a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia. E mil e uma …
7
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
8
09:15
A receita da paixão de Fernanda Montenegro
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …